O tema da segurança digital está incluído na pauta de discussões do G20, em evento que antecede a 3ª reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, que acontece em São Luís, de terça (11) a quinta-feira (13), no Blue Tree Towers Calhau.
O evento é uma parceria entre o Ministério das Comunicações e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). O ministro-chefe do GSI, Marco Antônio Amaro dos Santos, destaca as oportunidades geradas pela crescente digitalização e os grandes desafios trazidos.
“A segurança digital tornou-se preocupação central, não apenas para proteger pessoas, dados e informações, mas igualmente para garantir a resiliência e a integridade de nossas economias”, afirma.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, menciona que a segurança na internet precisa ser discutida no seminário. “Segurança no ambiente digital é fundamental atualmente e precisamos encarar esse debate. Ela é essencial para dar garantias para o desenvolvimento da economia digital, que tem um potencial fantástico de inclusão digital. Tenho certeza de que as nações podem encontrar um consenso mínimo sobre privacidade, segurança e liberdade no mundo digital.”
O seminário abordará assuntos de interesses em comum, como a oferta de serviços públicos, que garantam segurança para o tratamento de dados dos usuários, a inteligência artificial, blockchain (um banco de dados), além de outras tecnologias que podem influenciar na segurança dos usuários.
Nesta terça-feira (11), os delegados discutirão as políticas públicas para a conscientização sobre proteção de dados, a inteligência artificial, blockchain (um banco de dados), além de outras tecnologias que podem influenciar na segurança dos usuários e na economia digital.
Na quarta-feira (12), serão abordados assuntos de proteção de dados, habilidades de leitura, escrita, regulação e governança de dados. Na quinta-feira (13), o evento encerra com a reunião entre delegados e delegadas do G20.
O encontro terá representantes de outros países, entre eles Arábia Saudita, China, EUA, Índia e Reino Unido. Também participam órgãos internacionais, como União Europeia e BID, representações do poder público, como os ministérios das Comunicações, ministério Relações Exteriores, Ciência, Tecnologia e Inovação, Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Banco do Brasil e Telebrás, e também participantes de entidades privadas e acadêmicos.
As plataformas da internet, Google, Microsoft, Amazon, Huawei e Cisco, também designaram participantes para o evento.
O Brasil é presidente do G20 em 2024, e propôs assuntos que refletem a importância de um ambiente digital que tenha bem-estar social e crescimento econômico ao nível global. Os assuntos documentados visam o desenvolvimento tecnológico equitativo e sustentável.
Tags: digital, evento, G20, Reunião g20