Idosos no Maranhão estão sofrendo diversos tipos de violência todos os dias. Violência física, violência psicológica, abuso financeiro e negligência são alguns dos crimes que muitas pessoas estão cometendo contra os idosos maranhenses.
Nos primeiros cinco meses de 2024, a Polícia Civil do Maranhão já recebeu 1.781 denúncias de violência contra os idosos. No mesmo período, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão registrou 336 casos de violência.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Em todo o ano de 2023, a Polícia Civil totalizou 4.213 ocorrências de crimes envolvendo violência contra idosos, enquanto a DPE-MA contabilizou 639 casos.
O defensor público Vinícius Goulart Reis, do Núcleo de Defesa do Idoso, afirmou que, após a pandemia, os números de casos de violência contra idosos aumentaram consideravelmente. Ele revelou que, na maioria das vezes, a violência parte da própria família, com os familiares frequentemente envolvidos em casa de violência psicológica e abuso patrimonial.
Os dados da pesquisa sobre as “Situações de Violência/Atendimentos de janeiro a dezembro de 2023” divulgado pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão em pareceria com o Centro integrado de Apoio e Prevenção a Violência Contra a Pessoa Idosa, revelaram os bairros de São Luís onde mais ocorrem crimes de violência contra os idosos.
Segundo o balanço, os crimes mais cometidos contra os idosos são a negligência, com 110 ocorrências, abuso financeiro, com 74 casos, e a violência psicológica, com 58 ocorrências. Foram denunciados ainda 42 casos de violência física contra os idosos.
Conscientização
A Defensoria Pública do Maranhão e a Rede Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa lançaram juntas a Campanha de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.
O lançamento foi realizado na manhã desta segunda-feira (3) no auditório do DPE e tem o objetivo de conscientizar a população maranhense para o combate aos crimes contra as pessoas idosas.
Subnotificação
Os órgão de defesa das pessoas idosas chamam a atenção para o números de casos subnotificados, que não são reportados pelos idosos por medo ou pela falta de acesso aos meios para denunciar.
Os números mostrados pela Defensoria Pública do Maranhão e pela Polícia Civil podem ser ainda maiores devido ao grande números de subnotificações.
A subnotificação também traz outro problema: ela impede um avaliação mais precisa dos crimes contra os idosos e dificulta a implementação de medidas eficazes para combater a violência.
Rede de Proteção e Disk Denúncia
A Delegacia da Pessoa Idosa e os Conselhos Estadual e Municipal, juntamento com o Ministério Público e a Defensoria Pública do Maranhão, são locais que oferecem serviços de proteção aos idosos que sofrem violência.
Números para denuncias contra os crimes cometidos ao idosos:
- Disk Denúncia: 100
- Defonsoria Pública do Maranhão: (98) 99242-2103 e (98) 99162-4033
- Delegacia da Pessoa Idosa e os Conselhos Estadual e Municipal: (98) 99103-2118
- Ministério Público: Disque 127 ou 0800-0981600 e Whatsapp (98) 99137-1298