A violência entre torcidas em partidas de futebol está presente na vida de muitos torcedores no Maranhão. Os dois maiores clubes do estado, Sampaio e Moto Club, há muito tempo não conseguem atrair grandes públicos para os seus jogos. Mesmo assim, brigas e ameaças continuam sendo uma parte lamentável e recorrente do noticiário esportivo.
O caso mais recente aconteceu durante o jogo entre Sampaio Corrêa e Remo-PA, no sábado (1), no estádio Castelão. Durante uma transmissão ao vivo pela rede social, uma social media, que estava no estádio para fazer a cobertura da partida, foi ameaçada de morte.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Em certo momento, durante interação com seus seguidores no Instagram, uma pessoa fez a ameaça. “Vai morrer quando for pro BF”, escreveu o usuário identificado como JorgeHenrique8513 em comentário feito na transmissão da torcedora.
Em um outro momento, o mesmo usuário disse que “ele” apanharia. “Você vai ver o pau que ele vai pegar”.
Um torcedor que estava assistindo à transmissão tentou defender a jornalista, escrevendo que ela estaria apenas registrando o jogo. “Ela nem é de torcida. Ela tá só gravando”, concluiu.
A jornalista fez capturas de tela da transmissão e postou em suas redes sociais. Ela afirmou que foi ameaçada de morte porque estava acompanhando o jogo na torcida paraense.
“Durante uma live que abri no castelão, fui ameaça de morte por uma conta fake. O motivo; eu estava na torcida do Remo (gravando <<>>> trabalhando)”, registrou.
Ao Difusora News, a jornalista revelou que fez o Boletim de Ocorrência. O caso deverá ser investigado pelo Departamento de Crimes Digitais, da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), no Bairro de Fátima.
Violência no futebol maranhense
Jogos de grande apelo no futebol maranhense geram grande preocupação para as autoridades policiais principalmente O clássico entre Sampaio Corrêa e Moto Club.
Já foram registradas inúmeras brigas entre torcedores de Moto e Sampaio nos bairros do João Paulo, Outeiro da Cruz e no Centro da cidade. Em 2023, duas brigas foram registradas nas proximidades do Estádio Castelão.
Pela semifinal do primeiro turno do Campeonato Maranhense, torcedores de Sampaio Corrêa e Moto Club se envolveram em confrontos no bairro João Paulo. Foguetes foram lançados pelas duas torcidas, uma contra a outra. Moradores do bairro relataram na época que a confusão foi intensa e o medo era generalizado. (veja abaixo o vídeo da briga).
No mesmo ano, as duas torcidas voltaram a se enfrentar. Dessa vez, o cenário do confronto foi no Outeiro da Cruz. Muitos torcedores comuns, incluindo crianças e idosos, ficaram no meio da confusão. (veja abaixo o vídeo da briga).