São Luís solicita auditoria para apurar reclamações sobre bilhetagem eletrônica

Em resposta às recentes queixas dos usuários de transporte público na Grande Ilha, que relataram prejuízo nos cartões de passagem, a prefeitura de São Luís determinou uma auditoria para investigar a migração dos créditos. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (28).

Apesar de o Sindicato das Empresas de Transportes (SET) ter informado que os créditos do antigo cartão seriam transferidos automaticamente para o novo, muitos passageiros têm dito ao Difusora News que foram prejudicados com a troca de sistema.

“Eu tinha um vale-transporte que servia como garantia de locomoção caso eu precisasse. Fui até o SET e me disseram que os créditos seriam transferidos, mas isso nunca aconteceu. Disseram que eu tinha que escolher entre o vale e o cartão de estudante, mesmo que antes eu tivesse acesso aos dois. Precisei tirar a carteira de meia passagem, mas os créditos que existiam no vale foram simplesmente perdidos”, relatou a estudante universitária Maiane Nunes, de 24 anos.

Casos parecidos ocorreram em toda a Grande Ilha, com relatos de passageiros perdendo até 6 mil em créditos. Embora muitos tenham notado o prejuízo, outros receberam valores nos novos cartões que sequer se lembravam de possuir no antigo sistema. É a situação narrada pelo professor de artes visuais Rodrigo Gomes, de 26 anos.

“Assim que passei o cartão no validador dos ônibus, meus créditos subiram muito. Cerca de 50 reais a mais. Fiquei confuso, porque eu já estava usando o meu cartão novo há tempos, e também não tinha esse valor no cartão antigo”, afirmou o professor.

Em nota, o SET informou aos usuários do transporte público que, ao validar os créditos no cartão no ônibus, é preciso esperar alguns segundos para que o validador carregue o cartão. O Sindicato afirma que os passageiros não devem encostar e tirar o cartão do validador rapidamente, permitindo assim que o sistema conclua o carregamento do bilhete.

Tags: Maranhão, passagem, São Luís, transporte público