Os motoristas de aplicativo de São Luís realizaram nesta terça-feira (28) uma manifestação pelas avenidas da capital pedindo por mais segurança no trabalho. O protesto começou em frente à Praça Maria Aragão e ocorre após o assassinato do motorista Tiago Sul Leite, 35 anos. O crime aconteceu na Rua Projetada, no bairro Jardim São Cristóvão, por volta das 20h desta segunda-feira (27). Tiago teve o carro tomado de assalto, sendo morto com uma facada no peito.
O representante da categoria em São Luís, Alysson Coelho, convocou os motoristas de aplicativo, assim como os motociclistas que atendem as plataformas de transporte, e criticou o Governo do Maranhão pela insegurança na capital.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
“O nosso sentimento é de revolta e muita dor e o que clamamos agora é por Justiça. Justiça pelo Tiago, que a justiça seja feita, que esse semelhante seja preso. Enquanto o governador disputa quem faz a melhor festa, o melhor São João, São Luís clama por socorro. Acabamos de perder mais um companheiro de pista, mais um motorista de aplicativo veio a óbito, executado, na verdade”, desabafou ao Difusora News.
A manifestação dos motoristas de aplicativo seguiu pelas avenidas da região central de São Luís e foi até o bairro da Liberdade.
O portal Difusora News enviou pedido de nota para a Secretaria de Segurança Pública (SSP) solicitando dados sobre a quantidade de assaltos a motoristas de aplicativo registrados de janeiro até hoje em São Luís.
Também foram solicitadas informações sobre o número de motoristas de aplicativo vítimas de latrocínio em 2023 e 2024, mas até a publicação desta matéria, o órgão estatal não se manifestou sobre o assunto.
Aumento no n.º de latrocínios
Somente em 2024, 8 pessoas foram vítimas de latrocínio no município de São Luís do dia 1º até o dia 28 de maio deste ano.
Dados da SSP, disponíveis no Relatório Quantitativo Diário de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Outras Mortes, apontam que metade desses crimes foi registrada no corrente mês.
Se comparado ao período homologo do ano de 2023, constata-se um aumento de 166% no número de latrocínios registrados no município de São Luís.
Veja abaixo a cronologia dos latrocínios deste ano:
1º de maio — Homem morto a tiros no Aterro do Bacanga
4 de maio — Homem morto a tiros no Tibiri
27 de maio — Motorista de aplicativo morto no Jardim São Cristóvão
28 de maio — homem morto no Cohatrac 4