Péssimas condições de estação de esgoto causam mau cheiro no Jaracati

Uma estação de esgoto da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) que se localiza atrás do Hospital UDI, no bairro do Jaracati, em São Luís, causa uma série de transtornos para a população que mora nas proximidades.

Segundo Rosilene Campos, moradora do bairro, um portão da estação quebrou há mais de três anos. Além de que alguns esgotos da estação estão sem tampa. Desde então, o mau cheiro tomou conta do lugar e os residentes do entorno passaram a viver um verdadeiro drama.

Em conversa com o Difusora News, Rosilene Campos relatou que o odor causa uma série de complicações para sua saúde e também para outros que moram no local. A moradora relata dores na região da barriga e uma familiar sua chegou até mesmo a ir ao hospital, com suspeita de ter passado mal por conta do fedor.

Alguns caminhões da CAEMA vão ao local fazer manutenções, mas não para resolver o problema. Rosilene relata que o mau cheiro sempre piora quando os técnicos estão mexendo na estação.

“Minha prima fez uma cirurgia simples de retirada de pedra nos rins e ficou uma semana se recuperando aqui na minha casa. Na quarta-feira (23), foi tanto caminhão mexer no local que o fedor aumentou e foi tanto que ela precisou voltar ao hospital e hoje, está entubada. A gente não sabe se foi por conta do fedor, mas a gente não descarta. Eu, mesma, sinto dores no estômago”, revelou Rosilene.

A moradora contou também que já fez vários contatos com a CAEMA, porém a companhia nunca resolveu o problema do mau cheiro e nem das tampas que precisam ser colocadas nos esgotos.

Além disso, o terreno é muito mal cuidado e alguns moradores já comentaram ter visto cobras passando pela região do terreno.

Em nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jaracaty está operando normalmente em sua total capacidade na coleta e tratamento de esgoto, sem qualquer ocorrência técnica que possa comprometer o sistema de esgotamento sanitário e a saúde da população.

Tags: esgoto, Jaracaty