Porto do Itaqui realiza maior exercício simulado de emergência do Brasil

Pelo menos 1.500 pessoas irão participar do maior exercício simulado de emergência em portos brasileiros, realizado amanhã (27) no Porto do Itaqui, em São Luís. O encontro envolve cerca de 28 empresas, além de diversos órgãos públicos, incluindo Defesa Civil, Polícia Militar e Capitania dos Portos.

O exercício simulará um acidente envolvendo um navio que, por conta de uma forte correnteza, colidiu com o cais do Porto do Itaqui. O resultado da “colisão” é uma explosão, seguida por um incêndio em parte do porto. Segundo a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), os participantes da simulação são funcionários das empresas do complexo e membros de órgãos como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp

Entre as ações previstas pelo exercício, estão a evacuação total dos ocupantes do pátio “atingido” pela colisão e “afetado” pelo incêndio para lugares seguros; o combate a incêndios com o uso de rebocadores, lanchas e viaturas; o resgate de vítimas no mar e em terra, inclusive com o uso de helicópteros.

O exercício tem como objetivo criar um cenário realista em que os profissionais, geralmente associados ao porto ou a situações de emergência, saibam como agir em momentos de tensão como o simulado. A ação também serve, segundo a EMAP, como forma de testar a eficiência do Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto do Itaqui, o qual visa coordenar ações emergenciais entre empresas parceiras e órgãos públicos.

Tags: Brasil, Maior Simulação, Maranhão, Porto do Itaqui, São Luís