Entre março e abril, o Maranhão registrou uma redução significativa da área com seca de 48% para 18% do estado. As informações são do mapa mais recente do Monitor de Secas, publicado na última segunda-feira (20).
De acordo com a ferramenta, o cenário é o mais positivo desde maio de 2023, quando foi verificada uma área de 16% de seca no estado.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
O Maranhão é um dos sete estados onde, segundo o Monitor de Secas, a intensidade do fenômeno se manteve estável. As informações da ferramenta mostram que a seca moderada no estado ficou no patamar de 6% entre março e abril. Essa é a condição mais branda do fenômeno no Maranhão desde setembro de 2023, quando houve seca moderada em 5% do estado.
Com base no território de cada unidade da Federação acompanhada, o Maranhão ocupa a 15ª posição entre as 27 unidades da federação, com 58.827 km² de área total com seca no mês de abril.
Monitor de Secas
O Monitor de Secas realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e/ou longo prazo. Os impactos de curto prazo são para déficits de precipitações recentes até seis meses. Acima desse período, os impactos são de longo prazo.
Essa ferramenta vem sendo utilizada para auxiliar o planejamento e a execução de políticas públicas de combate à seca e pode ser acessada tanto pelo site monitordesecas.ana.gov.br quanto pelo aplicativo Monitor de Secas, disponível gratuitamente para dispositivos móveis com os sistemas Android e iOS.
Tags: clima, Maranhão, meio ambiente, seca, vegetação