Moradores do Residencial Flávio Dino, no bairro Merces, em Paço do Lumiar, tiveram suas casas destruídas no fim da manhã desta quarta-feira (8) após determinação de reintegração de posse autorizada pela Justiça.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Policiais militares do Batalhão de Choque foram acionados e houve muita confusão durante a desapropriação. Uma mulher chegou a desmaiar e um homem discutiu asperamente com os policiais.
Enquanto as autoridades policiais tentavam acalmar o povo enfurecido, as casas eram demolidas por um trator. Nas imagens enviadas ao Portal Difusora News, um homem era frequentemente ameaçado por alguns moradores.
O Portal Difusora News apurou com exclusividade que o terreno pertence à empresa MASA — Imobiliária, Construção, Incorporação e Hotelaria.
Na decisão favorável à MASA, o Tribunal de Justiça do Maranhão descreveu que trata de uma Ação Reivindicatória, com pedido de tutela de urgência.
O documento judicial relatou que, em 15/08/2016, a empresa adquiriu um terreno localizado na área de terra pertencente ao Patrimônio Municipal.
Segundo a decisão do Tribunal de Justiça, com anuência da MASA, residia no local o Sr. Joaquim Damasio Pereira Figueiredo, preposto da empresa, que zelava pelo bem e realizava plantações, mas, entre os meses de agosto a setembro de 2021, o imóvel passou a ser alvo de sucessivas e violentas invasões.
Paço do Lumiar
O Portal Difusora News entrou em contato com a Prefeitura de Paço do Lumiar e solicitou informações sobre o ocorrido no município, mas até a publicação desta matéria, não recebeu respostas.
Ação dos policiais militares
Recebemos denúncias dos moradores acerca do suposto uso de força excessiva pela Polícia Militar durante ação de desapropriação de posse. O Portal Difusora News também solicitou nota oficial ao Governo do Estado, porém, até a publicação desta matéria, não obtivemos respostas.
Tags: Flávio Dino, Maranhão, Paço do Lumiar, Polícia Militar