Uma delegação do Centro Desportivo Maranhense de Cegos (Cedemac), suou, literalmente, para chegar à João Pessoa, na Paraíba, onde disputa o Regional Nordeste de Futebol de Cegos 2024, que começou neste domingo (21) e segue até sábado (27) no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, na capital paraibana.
Segundo o presidente da Cedemac, Jackson Bulhões, a delegação saiu de São Luís na sexta-feira (19) e até chegar neste domingo (21), em João Pessoa, o ônibus que levou o grupo teve vários problemas mecânicos. Ao Difusora News, o dirigente relatou os problemas ocorridos no trajeto.
“O primeiro problema aconteceu em Salgueiro, Pernambuco, quando ficamos parados de seis horas da manhã até três horas da tarde. Em Serra Talhada, também em Pernambuco, novo problema que só foi resolvido quase oito horas da noite. Após sairmos da cidade, o ônibus ficou no prego outra vez, interrompendo nossa viagem por mais cinco horas”, contou.
Bulhões disse que por conta dos problemas, aumentou o tempo na estrada e, consequentemente, os gastos financeiros. “Era pra gente ter entrado no hotel ontem às 14 horas e viemos entrar hoje, às 9 horas da manhã. Foi uma viagem de 48 horas, tivemos que arcar com despesas que não estavam programadas”, explicou.
Apesar de todas as dificuldades e problemas no trajeto, o time maranhense conseguiu chegar na capital paraibana a tempo de estrear no campeonato regional e vencer o primeiro jogo contra a AFCP-PE (Associação Futsal de Cegos de Pernambuco) pelo placar de 2 a 0.
Falta de apoio
O presidente da Cedemac reclamou da falta de apoio ao futebol para cegos no Maranhão. Segundo ele, a participação da equipe maranhense no Regional Nordeste de Futebol de Cegos 2024, foi possível graças a pequenas doações de voluntários e do patrocínio de uma empresa de fora do estado.
“Só tivemos um patrocínio de uma empresa de São Paulo. Fora isso, ganhamos algumas doações de pessoas de São Luís a partir de campanhas que fizemos, e ainda tivemos que pedir uma parte emprestado”, contou.
O dirigente pede ajuda a quem possa doar qualquer quantia para ajudar nas depesas da delegação durante o torneio e, também, para a viagem de volta, marcada para acontecer no dia 27 de abril.
Quem tiver interesse em ajudar, basta enviar qualquer valor para a chave pix: 030626330001-12, em nome do Centro Desportivo Maranhense de Cegos – Cedemac.
Regional Nordeste de Futebol de Cegos
O Regional Nordeste de Futebol de Cegos 2024, segundo evento da modalidade organizado pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) neste ano. A competição reunirá 13 equipes de seis estados diferentes – Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí – e 126 atletas, que jogarão de domingo (21) até sábado (27).
O Cedemac está no grupo B da competição e, além da AFCP-PE (Associação Futsal de Cegos de Pernambuco), vai enfrentar a ADESUL-CE (sub-23) (Associação D’Eficiência Superando Limites) e a ESCEMA-MA (Escola de Cegos do Maranhão). A estreia foi neste domingo contra a AFCP.