O Ministério Público do Maranhão recomendou que a Prefeitura de São Luís elabore um plano de ação para prevenir futuros alagamentos e melhorar a infraestrutura do bairro Cidade Operária. O município terá 10 dias para informar se acatará ou não recomendação.
A recomendação também definiu que a Prefeitura de São Luís apresente um plano de reestruturação das ruas e avenidas dessas regiões em 30 dias. Devido às intensas chuvas em São Luís, muitos pontos de alagamento foram vistos na Cidade Operária, principalmente próximo à Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ao Supermercado Mateus e nas ruas da Unidade 105.
Os alagamentos na região causam grandes congestionamentos para os motoristas e geram risco para pedestres. A líder comunitária Reylla Trindade afirma que quando chove, nada passa pelo local.
“A situação é crítica. Por conta do alagamento, nada passa. Esse problema nunca foi resolvido, apesar das constantes promessas de que seria. E no final, nós, a comunidade, somos prejudicados de todas as formas. As pessoas pensam que é simples, que é só chegar e colocar um cano. Mas não é só isso, não é um problema isolado, mas o retrato do descaso que enfrentamos todos os dias”, disse a líder comunitária.
O promotor de justiça Joaquim Ribeiro Júnior destacou que a recomendação tem o objetivo de garantir a integridade física e patrimonial da população ludovicense.
“É nosso dever zelar pela integridade física e patrimonial da população. A recomendação busca provocar uma ação efetiva por parte da administração pública municipal, visando à solução desse problema recorrente”, ressaltou o promotor.
Caso a Prefeitura de São Luís se recuse a aceitar a recomendação, o Ministério Público do Maranhão analisará a viabilidade de buscar responsabilizações em juízo, inclusive por possíveis danos materiais e morais.
Em nota enviada ao Portal Difusora News, a Procuradoria Geral de São Luís informou que ainda não foi notificada sobre a recomendação. A Prefeitura de São Luís disse ainda que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) já está executando obras de melhorias na infraestrutura na região, como a macrodrenagem do Canal da Cidade Olímpica e também implantação de rede de drenagem profunda no Jardim América, como ações de combate a alagamentos.
Tags: chuvas, cidade operária, Maranhão, São Luís