“Cinco ambulâncias já ficaram paradas por falta de motoristas e quem fica prejudicada é a população”. O desabafo é de um socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que preferiu não se identificar. Segundo a denúncia feita ao Difusora News na manhã desta terça-feira (16), a situação é recorrente e aponta descaso com a saúde em São Luís.
Com diversas ambulâncias quebrando devido à falta de uso, a prefeitura de São Luís tem alugado veículos da empresa terceirizada Green Life Serviços Hospitalares há cerca de um mês. O problema é que muitos dos condutores contratados pela terceirizada não comparecem ao serviço, enquanto os capacitados pelo SAMU não podem assumir a demanda.
Em consequência, pelo menos cinco veículos já ficaram estacionados no pátio da central do SAMU, impossibilitando os socorristas de prestarem atendimento a qualquer paciente necessitado. Conforme o socorrista, mesmo quando o atendimento ocorre, o tempo para prestar socorro à população torna-se mais longo.
“Muitos não conhecem a localidade, não conhecem o endereço, acaba atrapalhando a ocorrência. Isso é um tempo de resposta, isso é péssimo, não é muito agradável para a situação”, desabafou o socorrista.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) afirmou que a denúncia sobre a inatividade das ambulâncias terceirizadas não procede e ressaltou que, caso ocorra a ausência de algum motorista, a empresa contratada se responsabiliza por disponibilizar um condutor substituto.
O Difusora News também procurou a Green Life Serviços Hospitalares, terceirizada mencionada na matéria, mas não obteve resposta.
✅ Siga o canal “Difusora News” no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Vaa8PRH11ulGXcjnHz3t
Tags: ambulância, samu, Saúde