O Instituto Trata Brasil (ITB), ao lado do GO Associados, publicaram na última semana de março a 16ª edição do Ranking de Saneamento com foco nos 100 municípios mais populosos do Brasil. São Luís está entre as 20 piores cidades.
No levantamento, ficou constatado que a capital maranhense não trata sequer 35% do esgoto gerado, mas somente 20,59%.
A capital é uma das piores da região nordeste. Ao lado de Paulista (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Caucaia e Juazeiro do Norte (CE) e Maceió (AL); São Luís figurou entre os 20 piores municípios do ranking do saneamento.
Com relação somente as capitais nordestinas, São Luís fica somente à frente da cidade de Maceió (AL). Salvador (47ª posição), João Pessoa (48ª), Aracaju (54ª), Natal (64ª), Fortaleza (68ª), Recife (76ª), Teresina (80ª), São Luís (88ª) e Maceió (89ª).
Por meio do ranking, também ficou constatado que a capital maranhense é que menos investe em saneamento básico em termos per capita, com R$ 45,83 por habitante.
O Difusora News entrou em contato com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), para obter resposta diante do péssimo resultado de São Luís no ranking, mas não obteve resposta.