O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA) iniciou na manhã desta segunda-feira (4) a Operação Transporte Seguro, no Terminal da Praia Grande, que visa fiscalizar os aparelhos de cronotacógrafos nos ônibus da capital.
O aparelho funciona como uma “caixa-preta” dos veículos de transporte de passageiros, sendo capaz de registrar a velocidade do ônibus, o quanto que ele rodou, saber o trajeto e outras funções. Segundo o diretor técnico do INMEQ-MA, Zois Gantzias, o objeto é obrigatório em todo o território nacional e precisa ser verificado a cada dois anos.
Em São Luís, o INMEQ apurou por meio de um levantamento prévio de que a capital possui cerca de 900 ônibus, desses, 496 já foram fiscalizados pelo instituto e ficou constatado que 99% foram reprovados, sem estarem verificados e muitos nem se quer passaram pelo INMEQ.
Além de outros ainda estarem vencidos há sete ou oito anos, sendo que o normal seria no período dois anos.
“As empresas podem vir a ser multadas, mas como encontramos um volume muito grande, vamos dar um prazo de adequação. Após isso, a fiscalização será realizada novamente e aqueles ônibus que se adequarem vão ser autuados”, afirmou Zois Gantzias.