O maranhense Galeno, de 26 anos, natural de Barra do Corda (MA) e jogador do Porto de Portugal, recebeu sua primeira convocação para jogar pela seleção brasileira nos amistosos contra Inglaterra (23 de março) e Espanha (26 de março), na última segunda-feira (11). Na ocasião, o atacante foi chamado pelo treinador Dorival Júnior para o lugar de Gabriel Martinelli do Arsenal que foi cortado da lista por lesão.
Além de Martinelli, o goleiro Ederson (Manchester City) e o zagueiro Marquinhos (PSG) também foram cortados por lesão. Para seus lugares, foram convocados Léo Jardim (Vasco da Gama) e Fabrício Bruno (Flamengo).
Confira a convocação completa
Goleiros:
Bento – Athletico-PR
Léo Jardim – Vasco
Rafael – São Paulo
Laterais:
Danilo – Juventus (ITA)
Yan Couto – Girona (ESP)
Ayrton Lucas – Flamengo
Wendell – Porto (POR)
Zagueiros:
Beraldo – PSG (FRA)
Gabriel Magalhães – Arsenal (ING)
Fabrício Bruno – Flamengo
Murilo – Palmeiras
Meio-campistas:
André – Fluminense
Andreas Pereira – Fulham (ING)
Casemiro – Manchester United (ING)
João Gomes – Wolverhampton (ING
Bruno Guimarães – Newcastle (ING)
Douglas Luiz – Aston Villa (ING)
Lucas Paquetá – West Ham (ING)
Pablo Maia – São Paulo
Atacantes:
Endrick – Palmeiras
Rodrygo – Real Madrid (ESP)
Galeno – Porto (POR)
Raphinha – Barcelona (ESP)
Richarlison – Tottenham (ING)
Savinho – Girona (ESP)
Vinicius Júnior – Real Madrid (ESP)
Na carreira, Galeno não chegou a jogar profissionalmente no Brasil, somente com passagens pelas divisões de base do Trindade e Grêmio Anápolis de Goiás. Na sequência, foi transferido para atuar pela equipe B do Porto no ano de 2016.
Além disso, chegou a ser emprestado também para outras equipes portuguesas como Rio Ave e Braga, antes de retornar ao Porto. Na atual temporada, Galeno soma 36 jogos, 13 gols e 11 assistências.
Pela Liga dos Campeões da Europa, são cinco gols e três assistências em seis partidas pela competição mais importante do mundo. Nesta terça-feira (12), o Porto entra em campo contra o Arsenal, às 17h, pelas oitavas de finais do torneio e com transmissão do SBT. O primeiro jogo, em Portugal, terminou 1 x 0 para a equipe portuguesa.
Tags: barra do corda, esporte, seleção brasileira