Foi no ano de 1612, que os franceses construíram uma fortaleza, na costa do Maranhão. Eles chamaram o local de São Luís, em homenagem ao seu rei, Luís XIII. Já se passaram mais de 400 anos, do período denominado França Equinocial. Mas a presença dos franceses ainda é bem forte na capital maranhense. E como forma de fortalecer esses laços, no dia de 27 de março, São Luís recebe uma comitiva francesa da cidade portuária de Cancale, na França, de onde saiu a esquadra fundadora de Daniel de La Touche de La Ravardière, responsável pela colonização francesa no Maranhão.
A comitiva é chefiada pelo prefeito Pierre-Yves Mahieu da cidade portuária de Cancale, localizada na região da Bretanha, França, na Baía de Mont Saint-Michel.
Também formam a comitiva: um secretário municipal de Cancale, Patrick Duval, membros do CEPROMAR França, Jacques Martin e Paschoal Maisoneuve, e membros da Embaixada e Consulado da França no Brasil.
A visita é em retribuição da passagem do acadêmico, historiador e policial rodoviário federal, Antônio Noberto, e do vereador de São Luís Aldir Júnior, que representaram o Maranhão na cidade francesa.
A programação em São Luís ainda não está fechada constando desde já visitas institucionais e entregas e trocas de medalhas a autoridades do município e do estado, apresentações culturais, visitas a locais públicos, etc.