Professores e pais de alunos decretaram cancelamento do ano letivo da escola U.I Primeiro de Maio, localizado no bairro Santa Efigênia, em São Luís. As razões? A instituição desde o ano passado está em situação precária. Salas quentes, um ventilador para 40 alunos, banheiros sem portas, vasos sem tampa e sem água, quadra esportiva em péssimo estado e sem segurança para os alunos.
Além disso, a escola não possui o número suficiente de professores. As reinvindicações para melhoria das condições da escola foi feita desde o ano passado. Pais, alunos e professores fizeram um abaixo-assinado em novembro de 2023 para a Prefeitura de São Luís e também para a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
No documento, foi constado que a escola daria 15 dias para que as autoridades tomassem alguma providência a respeito da situação, mas o tempo estipulado venceu e nenhuma decisão aconteceu. Apesar disso, a escola que já estava no final do ano letivo, preferiu dar continuidade as aulas para não prejudicar os alunos.
Contudo, no início de 2024, as necessidades continuaram não sendo atendidas. Dessa forma, a decisão de pais de alunos e dos professores foi de cancelar o ano letivo. Segundo informações da coordenadora pedagógica do vespertino, Danielly Telis, uma engenheira da SEMED fará uma visita para a escola nesta quarta-feira (31).
Tags: escola, U.I Primeiro de Maio