Um grupo de pais de alunos realizou um protesto em frente à Unidade de Ensino Municipal Artur Azevedo, localizado no Parque Pindorama, em São Luís. Eles reclamam do adiamento do ano letivo para crianças do segundo e terceiro ano, que deveria ter início nesta segunda-feira (29).
Segundo a denúncia feita ao Difusora ON, a coordenação da escola convocou uma reunião com os responsáveis dos alunos para informar que as turmas estão sem previsão de começarem pela ausência de professores para as aulas.
Além disso, duas turmas também ficam comprometidas com a falta desses profissionais. A escola explicou que está com carência de quatro professores, sendo dois deles principais e outros dois responsáveis pela articulação entre as turmas, mais voltados para o planejamento.
Segundo Wilson Rodrigues, pai de um dos alunos prejudicados, a escola encaminhou um ofício para a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informando sobre a situação. No entanto, a unidade escolar enfrenta outro problema: a falta de material didático dos estudantes.
Sem vagas e sem material
Wilson também relata que a escola enfrenta um problema com relação ao material didático dos estudantes. Segundo o pai do aluno, não é suficiente para todos os estudantes da escola. “Outro quesito que nos fora informado na reunião foi com respeito ao material didático. Os livros que a escola recebeu são insuficientes para a quantidade de alunos”, revelou.
A solução dada pela direção da escola seria dividir um livro para cada dois alunos e que eles não poderiam levar o material didático para casa, pois seria de uso conjunto. Não é a primeira vez que a escola enfrenta esses problemas. Os pais pontuam que o descaso vem ao longo de dois ou três anos.
📣 Alôô, mamãe, papai e responsáveis, se liguem no recado!
📚 Na volta às aulas, tem material escolar novinho para todos os nossos + de 88.000 alunos da rede municipal!
🗓️ E a entrega já começa em fevereiro!
É economia para o bolso e educação de qualidade! 😉 pic.twitter.com/LY3JsyZLyt
— Eduardo Braide (@EduardoBraide) January 26, 2024
Sem vagas
Além do problema com os professores e dos materiais didáticos, a escola também está sem vagas disponíveis, é que alega a mãe de dois estudantes da escola, Juliana Góis.
O filho mais velho é aluno do segundo ano que não tem professor e a mais nova que seu nome não apareceu na lista do Artur Azevedo e nem de outra escola de São Luís. “Além de não ter professores também não tem vagas, minha filha mais nova não apareceu na lista da pré-matrícula e ninguém me responde direito nos canais de contato que eles deixaram disponível”, disse a mãe dos alunos.
Segundo disse a Secretaria Municipal de Educação, a Rede Municipal de Ensino de São Luís oferta mais de 15 mil vagas para as 254 escolas municipais.
O que diz a Prefeitura?
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) disse que na segunda (29) foram lotados novos professores, da última convocação de professores aprovados no seletivo, para o atendimento da unidade.
Em relação ao material escolar, a Secretaria afirmou que vai distribuir mais de 88 mil kits escolares para os estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Luís.
Os kits são compostos por caderno, lápis, caneta, garrafinha de água, apontador, agenda, caderno de desenho, entre outros, com oferta para a Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Tags: escola, professores