Pais e alunos do anexo da Unidade de Ensino Básico da Henrique de La Roque protestaram nesta segunda-feira (29), por causa da precariedade da escola, que atende crianças do bairro Vila Embratel e região Itaqui-Bacanga. Eles alertam ainda para outros problemas que precisam de intervenção urgente.
O programa Bom Dia Maranhão, mostrou a mobilização dos pais que serviu para chamar atenção das autoridades.
Segundo eles, a escola está com diversos problemas na infraestrutura, que colocam em risco os alunos e os profissionais. Problemas estes que afetam diretamente na qualidade de aprendizado das crianças.
“Enquanto o prefeito gasta dinheiro com o carnaval, o colégio aqui está caindo. E nossos filhos estão à mercê da educação”, relatou Adriana, mãe de dois alunos matriculados na escola.
‘’Os tetos estão caindo, os bebedouros estão precisando de reparo. Até os quadros e cadeiras estão todos precisando ser trocados. O local não é adequado de funcionamento”, disse Marcelina Soares, vice da União dos Moradores.
Os pais ainda denunciam que a escola não é inclusiva a alunos que precisam de acompanhamento especial. Além disso, a unidade escolar sofre constantemente com a ausência de professores.
“Tenho um filho com TEA (transtorno do espectro autista). Meu filho passou dois meses sem professor em sala de aula. Então eu fui atrás de meus direitos em diversos órgãos, mas não obtive êxito”, reforçou Adriana.
Na matéria exibida no programa, a presidente da União de Moradores, Aliete Dutra, diz que já procurou diversas autoridades para rever a situação antes do retorno das aulas. No entanto, as aulas começaram e nada foi feito.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) disse que o já identificou as demandas de intervenções necessárias e que os serviços de climatização da escola vão iniciar ainda nesta segunda-feira (29).