Como mencionamos em um notícia anterior aqui no Difusora ON, os primeiros relatórios epidemiológicos sobre arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde revelaram uma queda nos números de casos de dengue, zika e chikungunya no Maranhão. No entanto, a diminuição em comparação com o ano anterior não é motivo para relaxar as medidas de prevenção. As autoridades de saúde enfatizam que as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti devem continuar.
Pensando nisso, compilamos algumas dicas importantes para manter sua casa e outros ambientes livres do mosquito transmissor dessas doenças. Lembramos que, mesmo sendo informações bastante conhecidas pelo público em geral, elas devem ser constantemente relembradas e suas ações implementadas para que seja possível reduzir o número de mortes causadas por essas doenças.
– Eliminar água parada: Este é um alerta que sempre vale a pena reforçar. O mosquito Aedes aegypti se reproduz em água parada. Verifique sempre se não há recipientes com água acumulada em seu quintal ou em qualquer lugar da casa.
– Manter recipientes cobertos: Esta é uma dica que complementa a anterior. Se você tem recipientes que precisam ser mantidos com água, como tambores de água ou regadores, certifique-se de que eles estejam bem cobertos para evitar que se tornem criadouros de mosquitos.
– Cuidado com pratos de plantas: As bandejas dos vasos de plantas podem acumular água. Portanto, é muito importante limpá-las regularmente para evitar a proliferação de mosquitos.
– Vedar as lixeiras: Certifique-se de que todas as lixeiras estejam bem fechadas. Elas também podem acumular água.
– Usar um bom repelente: Aplique repelente nas áreas expostas do corpo. Isso pode ajudar a prevenir picadas de mosquito.
Dica extra e muito importante: denuncie! Não são poucos os casos de residências e terrenos em situação de abandono, encontrados pneus e depósito de materiais que podem acumular água parada.
Aqui em São Luís, focos do mosquito Aedes aegypt podem ser comunicados à Coordenação de Arboviroses.
Contato: (98) 99220-6557
Site da Secretaria Municipal de Saúde
Lembre-se: dengue, zika e chikungunya podem ser fatais. A prevenção é a melhor forma de combate a essas doenças.
Tags: Casos de dengue, chikungunya, dengue, zika