A primeira remessa de vacinas contra a dengue chegou ao Brasil nesse sábado (20). As 750 mil doses serão disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Esse é o primeiro lote do pacote com 1,32 milhão de doses da vacina que foram fornecidas pela farmacêutica Takeda, sem custos para o Ministério da Saúde (MS).
Uma segunda remessa, com 570 mil doses, deve ser entregue em fevereiro. Além dessas, o MS adquiriu 5,2 milhões de doses, que chegam ao país ao longo do ano, até novembro.
As vacinas serão primeiramente destinadas aos municípios de grande porte e com índices altos de transmissão de dengue nos últimos dez anos, que tenham população de pelo menos 100 mil habitantes.
O público principal de 2024 são as crianças entre 10 e 14 anos, já que pacientes nessa faixa etária são a maioria nos casos de internação pela doença depois de pessoas idosas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não liberou a vacina para idosos.
A expectativa do MS é de que aproximadamente 3,2 milhões de brasileiros sejam vacinados em 2024.
O esquema de imunização contra a dengue é de duas doses da vacina, com um intervalo de 3 meses entre elas.
De acordo com o ministério, a lista com os municípios beneficiados será divulgada no portal da pasta e a população deve começar a se vacinar em fevereiro.
Fonte: Sbt News
Tags: dengue, Governo Federal, ministério da saúde, vacina contra dengue, vacinas