Um personagem tradicional do carnaval de rua do Maranhão virou tema de exposição na Casa de Nhozinho. “Fofão Maranhense: Máscaras Artesanais do Carnaval” é o tema da exposição do artista visual Dalton Costa, que fica em cartaz no período de 17 de janeiro a 17 de fevereiro, no Museu Casa de Nhozinho, na Rua Portugal, Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.
“O fofão maranhense é um bufão colorido e espalhafatoso que aprendemos a ver, gostar e sentir medo. É um personagem histriônico e personificado, ao mesmo tempo chiste, folgazão e romanceado”, destaca o artista Dalton Costa.
A mostra é baseada na linha de pesquisa na área de cultura imaterial, desenvolvida pelo artista ao longo de anos e que ganhou tons científicos no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Em sua pesquisa, o artista faz uma relação do fofão com os personagens das comédias de rua europeias, com os autos carnavalescos e com outros personagens que envolvem máscaras com características antropomórficas.
A exposição reúne 50 máscaras com cinco modelos e cinquenta composições estéticas diferentes a partir de pintura acrílica brilhante. As cores são combinações em matizes puros e chapados, sem acréscimo de gradações e misturas, porém com contrastes em linhas retas e sinuosas, além de intervalos em tonalidades vibrantes e algumas escalas tonais. As cabeleiras são de tecido de juta crua e jutex bege. Os preços das máscaras variam entre R$ 130,00 e R$ 170,00.
Todos os anos, o artista visual produz e comercializa máscaras artesanais em papel prensado do personagem fofão do carnaval maranhense. A proposta de fabricação e exposição das máscaras artesanais já serviu como tema para projetos de Marketing Digital e Planejamento de Comunicação Integrada de Marketing em uma pós-graduação do Centro Universitário Senac, em 2023.
Tags: Casa de Nhozinho Santos, Cultura maranhense, exposição, Fofão