A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou nesta semana que a próxima viagem com tripulação para a Lua será remarcada para setembro de 2025. A missão Artemis II estava programada para o fim deste ano. Vale lembrar que a última vez que um ser humano pisou na superfície da Lua foi em dezembro de 1972, durante a missão Apollo 17.
De acordo com a Nasa, a decisão foi tomada para priorizar a “segurança dos astronautas” envolvidos.
“Os testes da Nasa para qualificar componentes para manter a tripulação segura e garantir o sucesso da missão revelaram problemas que requerem mais tempo para serem resolvidos. As equipes estão solucionando problemas de bateria e enfrentando desafios com um componente de circuito responsável pela ventilação do ar e controle de temperatura”, disse a agência, em comunicado.
Com a missão Artemis II, a primeira mulher e a primeira pessoa negra chegarão à Lua: os astronautas da Nasa Christina Koch e Victor Glover. A equipe da missão também é formada por Reide Wiseman e o astronauta da Agência Espacial Canadense, Jeremy Hansen.I
“Estamos voltando à Lua de uma maneira que nunca fizemos antes, e a segurança de nossos astronautas será a maior prioridade da Nasa conforme nos preparamos para as missões Artemis no futuro”, disse Bill Nelson, administrador da Nasa.
In order to safely carry out our upcoming #Artemis missions to the Moon with astronauts, we are now targeting September 2025 for Artemis II and September 2026 for Artemis III.
Safety is our top priority. https://t.co/AjNjLo4U6E pic.twitter.com/VE74OtlUr6
— NASA (@NASA) January 9, 2024
Tags: lua, Missão Lua, nasa