O Comitê Executivo da Panam Sports informou nesta quarta-feira (3), que a cidade de Barranquilla, na Colômbia, perdeu o direito de sediar a edição de 2027 dos Jogos Pan-Americanos. A decisão foi tomada de forma unânime e ocorreu após os colombianos não cumpriram várias cláusulas do contrato, informou a entidade com sede em Miami.
A entidade responsável por liderar o Movimento Olímpico nas Américas disse lamentar profundamente a situação, mas que a decisão foi tomada pensando no futuro do evento multiesportivo e dos atletas do continente.
Barranquilla foi escolhida como sede em agosto de 2021, após ser a única cidade a se candidatar a receber os Jogos. O evento seria realizado de 22 de outubro a 7 de novembro.
Agora, a Panam Sports deverá abrir um processo para a escolha de uma nova sede. Durante o Pan de Santiago, São Paulo se apresentou como candidata para 2031 e surge como favorita no momento a ser a substituta da cidade colombiana. A cidade de São Paulo, candidata a realizar o Pan de 2031, demonstrou interesse, mas ainda não oficializou a proposta.
Tags: Barranquilha, esporte, Jogos Pan-Americanos, Pan Americano 2027, São Paulo