Confraternizações, Natal e Ano Novo!  Chegaram as festas de fim de ano. Momento de reunir, ainda mais, amigos e familiares para celebrar com presentes e comidas deliciosas. E são muitas as opções tentadoras servidas nesse período. É comum “enfiar o pé na jaca” e depois ficar com a digestão lenta. O excesso pode provocar azia, dificuldade de dormir e até vômitos, nos casos em que o corpo não dá conta de digerir tanta comida

A dispepsia (indigestão) é caracterizada por náusea, inchaço, flatulência e dores abdominais. Existem maneiras de combatê-la, com remédios alopáticos, fitoterápicos ou, ainda, os famosos chás digestivos.

A reportagem do Difusora ON conversou com a naturopata, Dra. Layne Sarah, que listou seis dicas de chás que facilitam a digestão.

A Dra. Layne Sarah também destacou algumas recomendações:

“É importante deixar claro que mulheres grávidas não podem estar fazendo o consumo de todas essas ervas. O chá recomendado é apenas o de hortelã. O cuidado também se estende para as pessoas que tem pressão alta. E lembrar ainda que esses chás não podem ser tomados todos os dias. Nesse período de festas, podem ser tomados por no máximo dois dias seguidos. E por mais que sejam naturais, essas ervas não são isentas de efeitos colaterais, sendo necessário o acompanhamento com um profissional habilitado”, destaca a naturopata.

Dra. Layne Sarah explica as funções de cada chá para ajudar na digestão.

Em cada dica abaixo, a Layne Sarah explica a função do chá e a forma de consumo. Veja a lista:

1 – Chá de hortelã (Mentha spicata) – 5g da erva em infusão para 300ml de água.

Recomendado para tosses e para quem exagerou na bebida. Além de ser diurético, o chá de hortelã ajuda no combate à dores de cabeça e alivia dores musculares.

2 – Chá de Cavalinha (Equisetum hiemale L.) – 5g da erva em infusão para 150ml de agua.

Ação diurética, fortalece o sistema imunológico, que pode ficar debilitado com os excessos de dias de confraternizações. O chá de cavalinha é antiinflamatório, amenizando dores.

3 – Babosa (Aloe Vera) – 50ml do gel durante o dia.

A babosa, é um tônico para a imunidade. Contém cerca de 20 sais minerais, como cálcio, magnésio, zinco, selênio, entre outros, fonte natural de vitaminas A, C, E, ácido fólico e vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6 e B12), que costumam ser eliminadas pelo corpo após a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso sendo forte aliado contra a ressaca.

4 -A Carqueja (Baccharis trimera) é indicada para dispepsia (má digestão e alterações na sensibilidade da mucosa do estômago), recomenda-se uma infusão de 2,5 g da erva em 150 ml de água.

5 – A Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) é indicada para dores estomacais e má digestão, recomenda-se uma decocção de 1 a 3g de suas folhas em 150 ml de água.

6 -O Boldo-do-Chile (Peumus boldus) é indicado para digestão, alívio da sensação de estômago alto. É indicada a infusão de 1 a 2g das folhas em 150 ml de água.

 

 

 

 

Tags: chá, digestão, exagero comida, festas de fim de ano