Quase três mil presos do Maranhão (2.854, ao todo) vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, que acontecem nesta terça (12) e quarta-feira (13) nas unidades prisionais do estado.
O estado maranhense é o 7º no país com os maiores números de pessoas em restrição que pretendem fazer o exame, ficando atrás apenas de Minas Gerais (6.683), Ceará (5.437), Santa Catarina (5.243), Paraná (4.268), Pará (4.176) e Espírito Santo (3.211). A informação foi confirmada ao Difusora ON pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep no dia 27 de dezembro, e o candidato poderá ter acesso aos resultados individuais por meio do Responsável Pedagógico a partir de 16 de janeiro de 2024.
Segundo o INEP, os resultados desta modalidade são comparáveis aos do exame regular, e podem ser usados como forma de ingresso dos candidatos ao ensino superior. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.