Três em cada dez mulheres já foram vítimas de violência doméstica no Brasil. É o que mostra a 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, divulgada nesta terça- feira (21), pelo Instituto DataSenado.

Além da estimativa, o estudo aponta que quanto menor a renda, maior é a chance de uma mulher ser alvo de violência doméstica. As estimativas apontam que mais de 25,4 milhões de brasileiras sofreram violência provocada por um homem em algum momento da vida. Dessas, 22% afirmam que algum dos episódios ocorreu nos últimos 12 meses.

Entre os tipos de violência cometidos, a violência psicológica é a mais cometida: foram 89% casos. Seguido pela moral (77%), física (76%), patrimonial (34%) e sexual (25%). 

A maior parte das agressões é cometida pelo marido ou companheiro (52%) e 15% pelo ex-marido, ex-namorado ou ex-companheiro. Outro dado da pesquisa aponta que a maior parte das vítimas vivencia a primeira agressão ainda muito jovem: entre 19 a 24 anos, como relataram 22% das entrevistadas.

O levantamento em 2023 escutou mais de 23 mil mulheres e fez do estudo o maior sobre violência doméstica já realizada no Brasil, de acordo com o publicação do Senado.

Fonte: SBT News

Tags: mulheres sofreram violência, Três em cada dez mulheres, violência doméstica no Brasil