O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump parabenizou o ultraliberal Javier Milei pela vitória no segundo turno das eleições da Argentina, realizado no domingo (19.nov). Em publicação na própria rede social, a Truth Social, o republicano disse que o mundo inteiro estava assistindo o excelente desempenho de Milei no pleito.
“Parabéns a Javier Milei pela excelente candidatura à presidência da Argentina. O mundo inteiro estava assistindo! Estou muito orgulhoso de você”, escreveu Trump. “Você mudará seu país e realmente tornará a Argentina grande novamente”, acrescentou, fazendo referência ao próprio lema de campanha nos Estados Unidos: “Make America Great Again”.
A vitória de Milei também foi parabenizada por conservadores na América do Sul. O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, por exemplo, cumprimentou o argentino, dizendo que ambos têm muito para trabalhar em conjunto e melhorar as relações bilaterais. O mesmo foi dito pelo líder paraguaio, Santiago Peña, também eleito neste ano.
No Brasil, ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) parabenizou “o povo argentino pela vitória” de Javier Milei, afirmando que a “esperança voltou a brilhar na América do Sul”. O político disse ainda esperar que “esses bons ventos” alcancem os Estados Unidos e o Brasil, países em que a direita foi derrotada nas urnas durante as últimas eleições.
Milei venceu as eleições presidenciais da Argentina com 55,69% dos votos, contra 44,30% de Sergio Massa, candidato governista e atual ministro da Economia. A diferença surpreendeu os eleitores, uma vez que Massa havia sido vencedor do primeiro turno do pleito, realizado em 22 de outubro. Desta vez, Milei contou com cerca de 3 milhões de votos de vantagem.
Com a vitória, Milei, de 52 anos, tomará posse no dia 10 de dezembro de ano, tornando-se o 52º presidente da Argentina. O político, que também é economista, herdará a pior crise econômica vivida pelo país em décadas. Entre os principais desafios estão a inflação atual, de 140%, a desvalorização da moeda nacional e o endividamento extremo da população.
Fonte: SBT News
Tags: Argentina Great Again, Trump