Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, estupros de meninas e mulheres no Brasil chegaram a 34 mil casos, um crescimento de quase 15% em comparação entre o primeiro semestre deste ano e o mesmo período do ano passado. Dados que revelam que no 1° semestre a cada 8 minutos uma menina ou mulher sofreu violência sexual.
Todas as regiões apresentaram crescimento nos casos. A maior variação se deu na região Sul que teve aumento de (32,4%), seguida da região Norte (25%) e do Nordeste (13,2%). No Centro-Oeste o aumento foi de 9,7% e no Sudeste a alta foi de 4,8%.
A coleta também aponta que a maior parte das vítimas são crianças, e os crimes acontecem dentro das próprias casas, geralmente familiares. Ademais, pesquisadores ressaltam que os dados correspondem aos registros de boletins de ocorrência em delegacias de Polícia Civil e, portanto, podem ser ainda maiores por causa da subnotificação de casos.
Os feminicídios também tiveram crescimento no Brasil, com elevação de 2,6%, sendo registrados 1.902 casos. No Maranhão, em 2023, até 08 de outubro, foram registrados 41 casos de feminicídios. Já em 2022, ocorreram 69 casos.
Tags: Brasil, estupro, feminicídio, Maranhão