Fundador de partido de extrema-direita é baleado no rosto em Madri

O ex-político de extrema-direita da Catalunha, Alejo Vidal-Quadras, foi baleado no rosto, na manhã desta quinta-feira (9), enquanto caminhava na rua, no centro de Madri.

O ex-dirigente do Vox, partido de extrema direita espanhol, foi atingido por um homem que fugiu em uma moto e, na sequência, levado ao hospital. Não há informações sobre seu estado de saúde. Segundo a polícia, o responsável pelos disparos estava acompanhado de um outro suspeito.

Ainda na manhã desta 5ª, antes de ser baleado, ele fez críticas ao ao pacto separatista entre governo espanhol e Catalunha, que é liderado por um socialista. “Foi acordado o pacto infame entre Sánchez e (Carles) Puidgemont (líder separatista catalão) que tritura o Estado de Direito na Espanha e acaba com a separação de poderes. Nossa nação deixará assim de ser uma democracia liberal para virar uma tirania totalitária.”

Além de político, Vidal-Quadras é físico e ficou por 30 anos no Partido Popular da Espanha, sendo presidente por cinco, até ser um dos fundadores do Vox em 2014 e ficar por cerca de um ano no partido. Ele também foi vice-presidente do Parlamento Europeu entre 1999 e 2014. A Catalunha é uma das 17 regiões autônomas da Espanha e também uma das mais ricas, responsável por gerar cerca de um quinto da economia espanhola, 19% do PIB.

O primeiro-ministro em exercício da Espanha, Pedro Sanchéz, se manifestou na rede social X, antigo Twitter. “Quero transmitir minha solidariedade e votos de uma rápida recuperação a Alejo Vidal-Quadras.” 

Fonte: SBT News

Tags: Fundador de partido extrema-direita