Os candidatos faltosos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terão entre 13 e 17 de novembro para solicitar a reaplicação da prova. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o processo deve ser realizado por meio da Página do Participante e precisa se enquadrar nas condições elencadas no edital do exame.
Caso o candidato tenha sido afetado por desastres naturais, por comprometimento da infraestrutura do local ou falta de energia elétrica, será possível pedir a reaplicação do Enem. O mesmo vale para os estudantes que não compareceram porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.
Quem faltou por sintomas de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital, como covid-19, tuberculose, influenza e sarampo, também poderá entrar com o pedido. Neste caso, a solicitação de reaplicação deve ser acompanhada por documentos comprobatórios, que serão analisados individualmente pelos aplicadores.
Aqueles que perderam a prova por motivos que não se enquadram no edital não têm direito à reaplicação. Caso o estudante tenha comparecido a apenas um dia, será considerado ausente no outro e terá as notas divulgadas no boletim de desempenho individual. As pontuações, no entanto, servirão apenas para autoavaliação de conhecimento.
O Enem começou a ser aplicado no último domingo (5.nov), quando foi realizado o exame de linguagens, ciências humanas e redação. No próximo domingo (12.nov), acontece a segunda etapa do exame, com questões sobre matemática e ciências da natureza. A ordem será a mesma no dia da reaplicação, marcada para 12 e 13 de dezembro.
Fonte: SBT News