Principal novidade da convocação de Fernando Diniz para as partidas contra Colômbia e Argentina pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, Endrick se tornou o jogador mais jovem a ser chamado para a seleção brasileira desde Ronaldo Fenômeno.
A convocação acontece justamente no momento em que o garoto retomou o protagonismo no Palmeiras. Entre maio e setembro, ele havia sido titular da equipe de Abel Ferreira seis vezes. Após a eliminação na Copa Libertadores para o Boca Juniors, Endrick recuperou o espaço e começou jogando nas últimas seis partidas em que esteve disponível.
O atacante do Palmeiras brilhou recentemente em uma das viradas mais memoráveis da história do Campeonato Brasileiro. Depois de ver o Botafogo abrir 3 a 0 no primeiro tempo, Endrick foi decisivo ao marcar dois gols e contribuir diretamente para a vitória do Verdão.
“É um jogador que tem potencial para ser um dos grandes talentos. Não sabemos se vai se confirmar. A convocação não é uma pressão. É um prêmio e uma visão de futuro do que esse garoto pode ser. Um menino nascido em 2006 produzir o que ele produz me chama atenção. E neste momento vive o seu melhor momento, jogando contra grandes times do Brasil e consegue se sobressair”, disse Fernando Diniz após a convocação.
Quando Ronaldo estreou pela seleção brasileira?
Segundo maior artilheiro da história da Copa do Mundo de futebol masculino, Ronaldo estreou na seleção brasileira às vésperas do Mundial de 1994. Na ocasião, ele tinha 17 anos e cinco meses quando foi convocado por Carlos Alberto Parreira. O centroavante fez sua primeira partida pelo Brasil em um amistoso diante da Argentina, dias depois.
Vale lembrar que o jogador mais jovem a entrar em campo pela seleção brasileira foi Pelé. Em 1957, o “Rei do Futebol” estreou pelo time do Brasil em uma partida da Copa Roca, o antigo Superclássico das Américas. Na ocasião, ele tinha 16 anos e oito meses.
Quem é Endrick, a jovem estrela do Palmeiras?
Nascido em Taguatinga, no Distrito Federal, Endrick apareceu para o futebol brasileiro na Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano passado. Mesmo aos 15 anos e enfrentando jogadores até cinco anos mais velhos, o atacante se destacou ao marcar cinco gols em cinco jogos e foi eleito o melhor atleta da principal competição de base do país.
Em julho de 2022, Endrick assinou seu primeiro contrato profissional com o Palmeiras. Logo em seguida, já foi inscrito pelo clube até mesmo para disputar a Copa Libertadores. A estreia, porém, aconteceu apenas em outubro, na vitória sobre o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro. Aos 16 anos e dois meses, o garoto se tornou o atleta mais jovem a defender o clube profissionalmente.
Ainda em outubro de 2022, Endrick marcou seu primeiro gol na partida diante do Athletico-PR, pelo Campeonato Brasileiro. Ele também se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol pelo Palmeiras.
Buscando se antecipar à concorrência de diversas equipes do futebol europeu, o Real Madrid decidiu apostar suas fichas no promissor atacante e adquiriu o passe do jogador por mais de R$ 400 milhões. Endrick se juntará ao elenco do clube espanhol em julho de 2024, quando completará 18 anos.
Após pouco mais de um ano como profissional, Endrick soma 54 partidas, 14 gols marcados e uma convocação para a seleção brasileira principal.
A CRIA REPRESENTANDO O PAÍS! 🇧🇷
— SE Palmeiras (@Palmeiras) November 6, 2023
Endrick foi chamado para defender a Seleção Brasileira pela primeira vez como profissional! Parabéns e boa sorte, craque! 👏👏👏#AvantiPalestra#CriaDaAcademia pic.twitter.com/xjMEmmuSAo
Fonte: Jogos Olímpicos