Embora o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esteja lutando para que o país consiga zerar o déficit fiscal no ano que vem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta 6ª (27.out), durante um café da manhã com alguns jornalistas convidados, que essa meta fiscal dificilmente será alcançada.
“Tudo que a gente puder fazer para cumprir a meta fiscal a gente vai fazer. O que eu posso dizer é que ela não precisa ser zero. A gente não precisa disso. Eu não vou estabelecer uma meta fiscal que me obrigue a começar o ano fazendo corte de bilhões nas obras que são prioritárias para esse país”, disse ele. “Muitas vezes, o mercado é ganancioso demais e fica cobrando uma meta que eles sabem que não vai ser cumprida”, avaliou Lula.
O presidente segue a linha de vários ministros de seu próprio governo, como o da Casa Civil, Rui Costa, além de grande parte do Partido dos Trabalhadores. Embora Lula saiba da importância em sinalizar ao mercado a disposição do governo com o controle de despesas, ele argumentou: “Se o Brasil tiver um déficit de 0,5% o que é? De 0,25%, o que é? Nada. Praticamente nada. Então nós vamos tomar a decisão correta e vamos fazer aquilo que vai ser melhor para o Brasil”, concluiu ele.
Fonte: SBT News
Tags: déficit fiscal, Lula, meta zero