O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por videoconferência, nesta 5ª feira (26.out), com uma família de brasileiros que está na Faixa de Gaza, esperando a abertura da fronteira com o Egito para ser repatriada. Gaza é alvo de bombardeios de Israel desde o início da guerra entre o país e a organização radical Hamas.
De acordo com o Planalto, na conversa com Lula, os brasileiros “relataram seu cotidiano de escassez de água, energia, alimentos e medicamentos, além de bombardeios e mortes, em grande parte de crianças. Manifestaram seu desejo de serem repatriados tão logo quanto possível”.
O petista falou sobre a operação de repatriação preparada pelo governo do Brasil e disse que estão sendo feitos todos os esforços possíveis para que a família volte e permaneça no Brasil em segurança.
“Assegurou que manterá o avião presidencial a postos no Cairo, para ser acionado assim que a fronteira for aberta, e que ampla operação de acolhimento está montada no Brasil, sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, acrescenta o comunicado do Planalto.
Também conforme o comunicado, o presidente “essaltou que tem expressado especial preocupação sobre a situação dos brasileiros em Gaza nas conversas que tem mantido com líderes da região – os dirigentes dos Emirados Árabes Unidos, de Israel, da Palestina, do Egito, da França, da Rússia, da Turquia, do Irã, do Catar e do Conselho Europeu”.
O embaixador do Brasil junto à Autoridade Palestina, Alessandro Candeas, também participou da videoconferência. Na ocasião, disse que várias famílias brasileiras estão em casas alugadas pela representação do Brasil, próximo à fronteira com o Egito, recebendo ajuda emergencial.
O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, e a assessoria especial de Relações Internacionais da Presidência acompanharam a conversa.
Fonte: SBT News
Tags: faixa de gaza, família de brasileiros, Lula