Faixa de Gaza está “praticamente sem água”, diz ONG britânica Oxfam

A Faixa de Gaza está “praticamente sem água”, de acordo com a organização não governamental Oxfam. Uma crise humanitária afeta moradores da região há dias em meio à guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas. A ONG britânica ainda declarou que “a fome em massa está sendo usada como arma de guerra contra os civis de Gaza”

“A água potável praticamente acabou. A estimativa é de que agora apenas três litros estejam disponíveis por pessoa. A ONU diz que um mínimo de 15 litros é essencial para as pessoas nas mais agudas emergências humanitárias”, alertou a Oxfam, em comunicado divulgado nesta 4ª feira (25.out).

Ainda de acordo com a ONG, o suprimento de água potável engarrafada vem diminuindo, o que provoca aumento repentino de preços e prejudica as famílias de Gaza.

A Oxfam também avaliou que a ajuda humanitária enviada à região até o momento ainda é insuficiente.

“Apesar de 62 caminhões com ajuda terem entrado no sul de Gaza pela passagem de Rafah desde o fim de semana, apenas 30 carregavam comida. Isso representa apenas um caminhão a cada três horas e 12 minutos desde sábado”, analisa a ONG.

Fonte: SBT News

Tags: faixa de gaza, ONG