A Black Friday é um dos melhores momentos do ano para comprar um celular novo e, diante das promoções, iPhones são alguns dos mais visados. Todo ano, a Apple lança uma nova geração de celulares em que renova a ficha técnica com aprimoramentos em desempenho, câmeras, bateria ou tela.
Com tantas opções disponíveis no mercado, é difícil escolher o modelo ideal, ainda mais sendo um produto consideravelmente caro. Neste artigo, você vai entender melhor qual a vantagem de cada aparelho para evitar cair em pegadinhas e ofertas que não são tão interessantes no longo prazo.
Na grande Black Friday deste ano, você não ficará sozinho. O TecMundo fará uma cobertura especial do evento e destacará as melhores ofertas de várias categorias, incluindo smartphones e tudo estará reunido no hub Tecfriday.
Qual iPhone comprar na Black Friday 2023?
Todo ano, a Apple lança uma nova linha de iPhones e descontinua modelos relativamente antigos. Comprar o lançamento do ano é um investimento altíssimo e não é interessante para quem quer economizar, porém é o momento ideal para olhar para os aparelhos de anos anteriores e começar a observar as variações de preço.
Em 2023, a Maçã apresentou o iPhone 15. Isso significa que o iPhone 14 (e anteriores) devem ficar com preço mais interessante. Ainda que sejam de gerações anteriores, são smartphones de alto nível de desempenho e câmeras com ótimo acabamento que ainda têm anos de atualizações de iOS pela frente.
iPhone 12
Lançado em 2020, o iPhone 12 saiu de linha assim que o iPhone 15 foi apresentado, mas ele não deixou de ser uma boa opção de compra em 2023. Ainda que não seja mais fabricado pela empresa, lojas ainda tem unidades do modelo disponível para venda.
O iPhone 12 é equipado com processador A14 Bionic, o mais moderno da época, 4 GB de RAM e é vendido com 64 GB de armazenamento interno ou mais. A tela de 6,1 polegadas agora conta com tecnologia Super Retina XDR OLED e parece ser um pouco menor, uma vez que os cantos são menos arredondados do que antes.
Embora não seja mais fabricado, o iPhone 12 ainda tem alguns anos de atualização de iOS garantidos. Em 2023, o aparelho será atualizado para o iOS 17 e é provável que os sistemas planejados para 2024 e 2025 também cheguem ao dispositivo.
A única sugestão na hora de comprar o iPhone 12 é se atentar ao armazenamento interno: a opção de 64 GB não é interessante, apesar de ser mais barata. A falta de espaço vai gerar dor de cabeça com mais facilidade, ainda mais se você for um aficionado por vídeos e fotos. Sendo assim, procure pelo iPhone 12 de 128 GB.
iPhone 13
A próxima sugestão é o iPhone 13. Diferente do seu antecessor, o aparelho lançado em 2021 ainda é fabricado pela Apple e é vendido com pelo menos 128 GB de armazenamento.
Por dentro, o iPhone 13 conta com processador A15 Bionic pela primeira vez. O componente promete melhor desempenho, autonomia e longevidade. A tela, ainda de 6,1 polegadas, também é Super Retina XDR OLED, mas o notch para câmera frontal e FaceID é um pouco menor.
A aparência do iPhone 13 pouco mudou em comparação ao antecessor, mas foi a primeira aparição das câmeras na diagonal. Os sensores ainda contam com resolução de 12 MP, mas o lançamento promete fotos melhores à noite graças a presença do sensor LiDAR.
iPhone 13 Pro
No iPhone 13 Pro, o cenário é praticamente o mesmo do iPhone 13, mas com aprimoramentos importantes. O dispositivo com o processador Apple A15 Bionic aprimorado, com um núcleo a mais de GPU para renderização de gráficos, e 6 GB de memória RAM (contra os 4 GB do modelo mais simples).
A principal vantagem do iPhone 13 Pro — e obviamente do iPhone 13 Pro Max — é a terceira câmera. O sensor teleobjetivo promete capturas de alta qualidade em distâncias mais curtas, proporcionando maior versatilidade para suas cenas.
iPhone 14
Outra escolha interessante para a Black Friday 2023 é o iPhone 14, o topo de linha da Apple de 2022. O aparelho conta com o mesmo processador A15 Bionic do iPhone 13 Pro, mas num corpo com tela de 6,1 polegadas e com duas câmeras traseiras dispostas na diagonal.
Na época em que foi lançado, a crítica avaliou o iPhone 14 como uma atualização singela do iPhone 13. A diferença de desempenho não é tão grande, mas a grande vantagem deve ser o tempo estendido de suporte da Apple para o dispositivo.
iPhone 14 Pro
A estrela da Apple de 2022 foi o iPhone 14 Pro. O aparelho marcou a estreia do CPU A16 Bionic combinado a 6 GB de RAM e aproveitou o desempenho extra para alimentar uma tela Super Retina XDR OLED de 120 Hz de taxa de atualização.
Na frente, outro destaque fica para a Dynamic Island, o novo recorte de tela dinâmico da Apple. Ele dá espaço para o FaceID e a câmera frontal, mas aproveita uma profunda integração com o sistema operacional para dar mais funções ao espaço vazio, dispondo informações em tempo real e interagindo com o usuário.
Na parte traseira, o iPhone 14 Pro também quebrou padrões da Apple em câmera: é a primeira vez que a empresa adota um sensor principal de 48 MP. A resolução permite capturas com maior riqueza de detalhes, além de permitir a combinação de pixels para aperfeiçoar o processamento de imagens e proporcionar registros ainda mais precisos.
Se você busca algo próximo do iPhone 15, mas não quer gastar tanto dinheiro no topo de linha de 2023, o iPhone 14 Pro é a opção mais interessante para você. Na Black Friday de 2023, é possível que o aparelho apareça em promoções interessantes, embora ainda seja um investimento alto.
Fonte: Tecmundo
Tags: Black fRIDAY, tecfriday