A ingestão de nutrientes e a melhor qualidade geral da alimentação para crianças e adultos são alguns dos benefícios da melancia para a saúde. É o que apontam novos estudos, publicados no periódico científico Nutrients.
Uma das pesquisas revela que indivíduos que incluíam melancia na dieta tiveram maior ingestão de fibras, magnésio, potássio e de vitaminas C e A.
Ao mesmo tempo, apresentaram também menor ingestão de açúcares adicionados e ácidos graxos saturados.
O suco de melancia também contribui para proteger a função vascular. Em um estudo controlado para testar os efeitos da suplementação diária com o suco da fruta, os pesquisadores observaram efeitos benéficos de dois compostos presentes na melancia sobre a frequência cardíaca.
Entenda para que serve a melancia e como a fruta pode contribuir para a saúde.
Conheça 10 benefícios da melancia para a saúde
O consumo de frutas, verduras e legumes é uma indicação do Ministério da Saúde para quem deseja ter hábitos alimentares mais saudáveis.
Fruta preferida da Magali, personagem da Turma da Mônica, a melancia é fonte de vitaminas, minerais e água, por isso está na lista de alimentos que podem contribuir para a qualidade de vida.
Saiba como o consumo da fruta pode trazer impactos positivos para o organismo e melhorar a saúde.
Melhora a saúde do coração
Um dos principais benefícios da melancia está relacionado à saúde vascular, como apontado pelos estudos publicados pelo Nutrients.
“Além de L-citrulina e L-arginina, a melancia é uma rica fonte de antioxidantes, vitamina C e licopeno – todos os quais podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e desempenhar um papel na prevenção de doenças cardíacas”, disse Jack Losso, professor da Escola de Nutrição e Ciências Alimentares da Louisiana State University, em comunicado.
“Reconhecemos que, embora o tamanho da amostra tenha sido pequeno, 18 homens e mulheres jovens saudáveis, e sejam necessárias mais pesquisas, este estudo contribui para o corpo atual de evidências que apoiam a ingestão regular de melancia para a saúde cardiometabólica”, finaliza.
Hidrata
De acordo com o Ministério da Saúde, a melancia é composta por 90% de água, por isso é considerada uma fruta suculenta e refrescante.
Para a saúde, isso garante um dos principais benefícios de comer melancia: a hidratação. Além de manter o funcionamento correto do organismo, a hidratação também contribui para a qualidade de vida de outras formas.
Entre elas, estudos mostram que a ingestão adequada de líquidos ajuda a evitar doenças crônicas e retardar o envelhecimento, assim como também contribui para a longevidade.
É rica em nutrientes
Além da alta quantidade de água, a melancia é fonte de sais minerais como cálcio, fósforo e sódio. A fruta também tem licopeno e carboidratos em sua composição.
De acordo com o livro “Na cozinha com as frutas, legumes e verduras”, do Ministério da Saúde, a fruta auxilia no bom funcionamento dos rins, intestino e estômago, além de ser um calmante natural.
Ajuda a aliviar a dor muscular
Em estudo realizado com atletas, o alívio da dor muscular foi identificado como um dos benefícios da melancia.
Para analisar os efeitos da fruta no organismo, os especialistas usaram suco natural de melancia. O grupo de atletas que ingeriu a bebida demonstrou melhora na dor muscular após 24 horas.
Esse grupo também apresentou melhor recuperação da frequência cardíaca após o consumo do suco.
Outro teste, realizado com homens que praticavam exercícios físicos de alta intensidade, demonstrou também uma manutenção da força durante a atividade e uma redução de esforço após a prática para os indivíduos que tomaram suco de melancia.
Melhora a digestão
A melancia conta com dois elementos importantes para uma digestão saudável: a água e as fibras. Com a alta concentração de água, a fruta contribui para o funcionamento do trato digestivo.
Aliado a isso, as fibras presentes na polpa da melancia ajudam a estruturar o bolo fecal, colaborando também para a boa digestão.
Dessa forma, a fruta pode proporcionar uma melhora no funcionamento do trânsito intestinal, evitando problemas como a constipação e obstrução intestinal.
Reduz a inflamação corporal
Em testes realizados com ratos, especialistas observaram que a melancia melhorou a capacidade antioxidante dos animais que consumiram a fruta.
Com isso, chegaram à conclusão de que o consumo da fruta pode contribuir para reduzir a inflamação corporal, o que também auxilia na prevenção a doenças cardiovasculares.
Além disso, a água presente na melancia pode ter efeito diurético. Isso porque a quantidade elevada de líquido tende a aumentar a produção de urina e, dessa forma, reduzir os problemas causados pela retenção de líquido, como o inchaço corporal.
Ajuda na prevenção ao câncer
Por conter licopeno, a melancia também pode contribuir para a prevenção de alguns tipos de câncer, como sistema digestivo e próstata. A presença do elemento é evidenciada pela coloração vermelha da fruta.
Em estudo sobre a relação entre licopeno e o câncer de próstata, a substância foi identificada como um “antioxidante com potenciais propriedades anticancerígenas”.
Além disso, o artigo destaca que o World Cancer Research Fund (Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer) descreve a ingestão de frutas e vegetais como benéficas na redução do risco de câncer.
Contribui para controle do colesterol
O licopeno é uma das substâncias responsáveis por diferentes benefícios de comer melancia. Além de contribuir para a prevenção de doenças cardíacas e câncer, o licopeno também ajuda na redução dos níveis de colesterol.
Em excesso, o colesterol pode levar ao entupimento das artérias e, com isso, impedir a passagem de sangue.
Dessa forma, a melancia auxilia também no combate a doenças cardiovasculares causadas pelo alto nível de colesterol no sangue, como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Fortalece o sistema imunológico
Os nutrientes e vitaminas presentes na melancia podem melhorar o sistema imunológico. Além de reduzir possíveis deficiências nutricionais, substâncias como a vitamina C ajudam no combate a doenças virais e infecções.
Outro elemento que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico é o licopeno. Com a sua capacidade de reduzir o estresse oxidativo, a substância tende a aumentar a imunidade.
Previne problemas na visão
Um dos benefícios da melancia é a prevenção a problemas na visão, como a cegueira nutricional, causada pela deficiência de vitamina A, segundo o Ministério da Saúde.
As vitaminas presentes na fruta contribuem para a saúde ocular por serem antioxidantes e combaterem os radicais livres, bem como o envelhecimento dos olhos.
Quais são as vitaminas da melancia?
Conhecer as vitaminas que compõem a fruta ajuda a entender para que serve a melancia e como ela pode ajudar na saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, é possível encontrar as seguintes vitaminas na composição do alimento:
- vitamina A;
- vitaminas do complexo B;
- vitaminas do complexo C.
As vitaminas A e C são antioxidantes, enquanto as vitaminas do complexo B auxiliam no sistema imunológico e contribuem para a saúde de diversos pontos do organismo, como intestino, pele e cabelo.
A fruta também é rica em fibras, presentes na parte mais clara que fica próxima a casca.
Dicas de como consumir a melancia
No momento da escolha da fruta, deve-se priorizar as melancias mais firmes, com cores uniformes e pesadas.
Além disso, elas devem ressoar quando se bate levemente. O lado em que a fruta ficou apoiada no chão deve ser amarelado, não branco ou verde.
Para evitar o desperdício, é possível colocar as fatias restantes em um recipiente com tampa e levar à geladeira por até dois dias.
Já as melancias inteiras podem ser armazenadas em local fresco por duas semanas, de acordo com o Ministério da Saúde.
A fruta pode ser consumida de diferentes formas, como:
- geleias;
- sorvetes;
- em suco;
- in natura;
- grelhada;
- em vitaminas;
- saladas de frutas.
Fonte: CNN Brasil
Tags: fruta, melancia, suco de melancia, vitaminas C e A