Conforme as equipes de buscas vão recuperando corpos, números de motos após as inundações que devastaram o leste da Líbia, no norte da África, não para de subir. Nesta 4ª feira (13.set), autoridades do país atualizaram para 5.100 o número de vítimas fatais e alertou que deve subir ainda mais nos próximos dias.
Ao todo são 9 mil desaparecidos, a maioria moradores da cidade costeira de Derna, onde duas barragens ruíram devido à tempestade Daniel, fazendo com que as águas da enchente descessem pelo rio Wadi Derna e atravessassem o centro da cidade, varrendo quarteirões inteiros. As ondas chegaram a atingir 7 metros, disse Yann Fridez, chefe da delegação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha na Líbia, à emissora France24.
“Os corpos estão por todo o lado, nas casas, nas ruas, no mar. Onde quer que você vá, você encontra homens, mulheres e crianças mortos”, disse Emad al-Falah, um trabalhador humanitário que está no local. “Famílias inteiras foram perdidas.”
A região fica em uma estreita planície costeira no Mar Mediterrâneo, sob montanhas íngremes que correm ao longo da costa. Apenas duas estradas do sul permanecem utilizáveis — e envolvem uma rota longa e sinuosa. Equipes de ajuda com alguns suprimentos conseguiram passar por ali, enquanto as autoridades do leste da Líbia trabalham para reparar as rotas de acesso costeiro mais rápidas.
Ossama Ali, porta-voz do Centro de Ambulâncias e Emergências no leste da Líbia, disse que pelo menos 5.100 mortes foram registradas em Derna, juntamente com cerca de 100 outras em outras partes do leste da Líbia. Mais de 7.000 pessoas ficaram feridas na cidade, a maioria recebendo tratamento em hospitais de campanha criados pelas autoridades e agências humanitárias, disse ele à agência Associated Press.
A surpreendente devastação apontou para a intensidade da tempestade, mas também para a vulnerabilidade da Líbia. O país está dividido por governos rivais, um no leste e outro no oeste, e o resultado tem sido a negligência da infraestruturas em muitas áreas.
“Isto é um desastre em todos os sentidos da palavra”, disse um sobrevivente que perdeu 11 membros da família a uma estação de televisão local.
Fonte: SBT News
Tags: pessoas desaparecidas