O Instituto Brasil Solidário – IBS, por meio do projeto Plano Bienal Brasil Solidário, chega em São Luís (MA) levando três dias intensos de oficinas práticas, envolvendo desde formações e oficinas práticas em Teatro de Bonecos, Artes Cênicas, Desenho e Pintura, Fotografia, até uma capacitação em Mediação de Leitura e catalogação de acervo.
Com vagas abertas para os educadores da rede pública de ensino do município, as formações ofertadas de forma gratuita, serão realizadas de 20 a 22 de setembro, na UEB Professora Rosália Freire. As atividades chegam ao município a partir da parceria do IBS com o Grupo Ultra e suas empresas Ultragaz e Ultracargo, com foco em fortalecer ações continuadas de valorização da arte e cultura dentro das propostas pedagógicas curriculares.
Numa primeira etapa de capacitação com os educadores, foi realizada a doação de 500 livros para serem utilizados nos projetos de incentivo à leitura na rede pública de ensino. Para as ações de educomunicação, a escola sede das oficinas, receberá 3 câmeras fotográficas, com os kits de iluminação, que ficarão para os alunos desenvolverem as atividades.
Utilizando materiais reciclados, reaproveitados e de fácil acesso na comunidade, as oficinas apresentarão ideias simples, replicáveis e que já são implementadas nas 5 regiões do Brasil, através da metodologia do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, tecnologia social do Instituto Brasil Solidário.
O encerramento das atividades contará com apresentações de teatro de bonecos, fotografia e demais atividades culturais promovidas pelos próprios participantes, em evento aberto à comunidade escolar, no último dia da programação. As formações pretendem mobilizar mais de 200 pessoas, entre educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e técnicos da Secretaria de Educação do município.
Fonte: Assessoria