Faustão não “furou a fila”: Entenda por que o apresentador recebeu transplante após 7 dias

Faustão realitou a cirurgia de transplante de coração neste domingo (27) e virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Entre as questões levantadas, alguns internautas apontaram confusão com o fato de o apresentador ter esperado apenas sete dias pela chegada do órgão – espera que dura, em média, 18 meses no Brasil. Por que o famoso recebeu o transplante tão rápido? Entenda!

Critérios de compatibilidade e urgência

Em primeiro lugar, é preciso destacar que a fila de transplantes é organizada por especialistas levando em consideração diversos critérios de compatibilidade e detalhes clínicos. Segundo comunicado enviado à imprensa pela equipe do Hospital Israelita Albert Einstein, o órgão era mais compatível com Faustão do que com outros pacientes, uma vez que o tipo sanguíneo do doador era o mesmo do apresentador (tipo B). Isso exclui da disputa todos os pacientes com tipos sanguíneos diferentes que poderiam causar complicações.

Após essa etapa, uma avaliação é feita considerando a gravidade e a condição do paciente receptor do órgão. Caso o paciente esteja em estado crítico, necessitando de medicação inotrópica para melhorar a função cardíaca ou de dispositivos de assistência circulatória, ele pode ser priorizado na fila, já que o quadro clínico é  mais delicado.

De acordo com a médica Silvia Ayub Ferreira, coordenadora do Programa de Transplante Cardíaco do Hospital Sírio-Libanês, Faustão atendia a todos os critérios para essa priorização. 

O Ministério da Saúde também reforçou que o famoso foi contemplado com o transplante cardíaco por seu estado de saúde muito grave, o que permitiu a priorização na fila. Esse processo ocorre da mesma maneira para pacientes da rede pública e privada. Nos dias 19 a 26 de agosto, 13 pessoas passaram pelo procedimento de transplante de coração.

“[Fausto Silva] foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados”, explicou a nota.

“Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica. […] Os pacientes, por meio do SUS, recebem assistência integral, equânime, universal e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante”, completou.

Sucesso do transplante

Após a cirurgia, a equipe médica do Hospital Albert Einstein confirmou o sucesso do transplante de coração de Faustão. A cirurgia durou cerca de 2h30 e ocorreu dentro do esperado. O apresentador ainda está na UTI para monitorar a reação do corpo ao novo órgão, e a equipe médica foi acionada pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo para avaliar o órgão recebido.

Fonte: Fofocalizando

Tags: Faustão