Os principais nomes do Levantamento de Peso Olímpico (LPO) do Norte e Nordeste já estão em São Luís. Pela primeira vez, a capital maranhense recebe a Copa Norte e Nordeste de LPO, que vai reunir cerca de 200 atletas. A competição começa nesta quinta-feira (24) e vai até o domingo (27), na Balder Cross, Ponta do Farol.
Essa é a segunda maior competição nacional da modalidade. Atletas de vários Estados (Bahia, Ceará, Pará, Amazonas, Maranhão e outros) vão disputar pódio em 8 categorias no feminino e 8 categorias no masculino. Ambas divididas por idade: sub-15; sub-17; sub-20; adulto e máster.
Eduardo Roberto, responsável por introduzir o LPO no Maranhão, e Lucena Marques, presidente da Federação Maranhense de LPO (FELP – MA), vão comandar a delegação maranhense na Copa Norte e Nordeste.
Serão cerca de 100 atletas maranhenses, disputando pódio em todas as categorias. Entre eles atletas com títulos nacionais e experiência em competições internacionais, como: Ranna Luiza e Amanda Marques, que já foram campeãs brasileiras; e Cayo Elcias, que já foi vice-campeão brasileiro.
LPO – O levantamento de peso olímpico é um esporte que consiste, basicamente, no atleta levantar o maior peso possível. O atleta deve elevar o peso disposto em uma barra do chão até a cabeça.
Neste esporte, compete-se em duas modalidades: o Arranco e o Arremesso. No arranco, o praticante deve tirar a barra do chão e colocá-la acima da cabeça, em um movimento sem pausas. Já no arremesso, que é um movimento dividido em duas partes, o participante tira a barra do chão, leva até a altura do pescoço (Clean) e depois arremessa para cima da cabeça (Jerk).
O objetivo principal do LPO é desenvolver a potência do atleta (força rápida, explosiva), mas sem deixar de exigir técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.
Tags: levantamento de peso, olimpico