STF forma maioria para tornar réus mais 69 denunciados por atos golpistas de 8/1

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta sexta-feira (18), para tornar réus mais 69 denunciados por participação nos atos golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília.

Além de Alexandre de Moraes, relator do caso, votaram pelo recebimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) os ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia. Outros cinco magistrados devem depositar seus votos no Plenário Virtual do Supremo até 23h59 desta 6ª, mas a maioria já está formada.

Entre os acusados está Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, a ‘Fátima de Tubarão’. A catarinense, de 67 anos, foi filmada dentro do Palácio do Planalto, durante os ataques do dia 8 de janeiro. Com uma bandeira do Brasil amarrada no corpo, ela dizia em um vídeo, já nas dependências do STF: “Vamos para a guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão agora”, fazendo referência a Alexandre de Moraes.

‘Fátima de Tubarão’, de 67 anos | Reprodução/Redes sociais

O julgamento no Plenário Virtual, que começou no dia 14 de agosto, analisa 70 ações contra suspeitos de participarem dos atos golpistas que depredaram os prédios dos Três Poderes, em Brasília. Até o momento, só a denúncia contra o indígena José Acácio Serere Xavante não tem votos suficientes. Moraes votou pelo recebimento da denúncia e, até agora, só os ministros Fux e Barroso votaram, acompanhando o relator.

Fonte: SBT News