O juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Vitorino Freire, determinou a realização de sessão ordinária do Tribunal do Júri Popular no município para o julgamento de Israel da Conceição Trindade e Jardel Rodrigues Silva, acusados de cometer crime de homicídio qualificado no ano de 2021.
De acordo com a denúncia, o crime que ocorreu no dia 08 de maio de 2021, por volta de 22h30, teria sido cometido por Israel da Conceição Trindade, vulgo “Rael”; e Jardel Rodrigues Silva, vulgo “Rato”, ambos usuários de drogas. No dia do ocorrido, os suspeitos teriam iniciado uma perseguição contra Antônio Djane da Silva, que também seria usuário de drogas. Consta no documento que, ao alcançá-lo, os suspeitos teriam derrubado a vítima e iniciado uma sessão de agressões de forma intensa, incessante e brutal, sem qualquer chance de defesa, até que tivesse a cabeça esmagada, ao ponto da massa encefálica extravasar. Após o crime, os homens teriam fugido do local.
A denúncia foi recebida em 02 de junho de 2022 e, alguns dias depois, os acusados tiveram a prisão preventiva decretada. Nos dias 22 de junho e 23 de agosto, Israel da Conceição e Jardel Rodrigues, respectivamente, foram presos.
O pedido de liberdade provisória formulado pela defesa foi negado durante a audiência de instrução e julgamento realizada no dia 31 de janeiro deste ano, sob o entendimento de que a aplicação de medida alternativa à prisão significaria fragilizar a ordem pública, por tratar-se de crime de natureza dolosa (aquele em que há intenção de matar), já que foi praticado com violência extrema e requintes de crueldade contra a vítima.
Diante disso, o magistrado determinou que o julgamento dos homens será no dia 16 de agosto de 2023, próxima quarta-feira.
Fonte: Ascom/TJMA