A intenção de compra de presentes para o Dia dos Pais caiu em 28,4% neste ano, em São Luís, em comparação com 2022. Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA).
Aproximadamente 60,3% da população ludovicense pretende ir às compras no período, ou seja, seis em cada 10 pessoas. Este é o menor percentual desde 2016.
De acordo com a pesquisa, o valor médio dos presentes é de R$ 207. Entre os consumidores que afirmaram que irão comprar algo para celebrar a data, 82,3% devem adquirir apenas um produto, 14,7% pretendem comprar até dois presentes e 2,9% devem comprar três ou mais itens.
Para a Fecomércio, os dados apontam que a população retomou a intenção de presentear de forma natural, apesar da queda na intenção de compra.
A pesquisa foi realizado em São Luís, entre os dias 6 e 8 de julho. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, com desvio-padrão de 3,7% para mais ou menos.
Opções de presentes
A pesquisa demonstra que os itens mais procurados para o Dia dos Pais são vestuário e acessórios (17,5%); acessórios (14,3%) e relógios (13,9%).
Em relação aos locais de compra, a preferência da população são as lojas de shoppings centeres (40,9%) e a Rua Grande (40,3%). Em seguida, as compras online aparecem com 21,9% das intenções e tiveram um aumento de 49% em relação ao ano passado.
Já entre as opções de celebrações para data, 60,2% dos ludovicenses pretendem comemorar a data com a família em casa, 11,6% devem ir em clubes e 11,3% para restaurantes.
Tags: fecomércio, Maranhão, São Luís