Professores denunciam descumprimento de acordo do governo com educadores

O Sinproesemma cobra o cumprimento imediato do acordo realizado entre o Sindicato e o Governo do Estado, assinado em março, mediado pelo Ministério Público do Maranhão.

O acordo, que visava o fim da greve dos educadores, incluía o compromisso claro e crucial por parte do governo do Maranhão: efetuar o pagamento das progressões e titulações até o fim de junho de 2023. Contudo, mesmo após o prazo estipulado ter sido ultrapassado, os educadores ainda não receberam os valores devidos.

O governo do Maranhão teria pedido, então, a decretação da ilegalidade da greve legítima dos educadores por valorização e condições de trabalho e que foi acatada pelo Judiciário, gerando um clima de desconfiança e revolta entre os profissionais da educação.

O Sinproesemma tem buscado reuniões com a secretaria de educação para discutir as demandas dos educadores e, diante da intransigência do Governo Estadual em honrar seus compromissos e com o intuito de fazer valer o acordo firmado na Justiça para assegurar os direitos dos trabalhadores em educação, o Sinproesemma levará a questão à esfera judicial, buscando garantir o pagamento das progressões e titulações devidas.

Além disso, o sindicato planeja convocar a categoria para mobilização, a fim de cobrar publicamente o governo estadual pelo cumprimento do acordo firmado.

Fonte: Sinproesemma

Tags: Educação, governo do Maranhão, Maranhão