Começou a sessão do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que julga a ação do PDT contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por abuso de poder político. A acusação se refere às declarações de Bolsonaro numa reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, em Brasília, na qual o ex-presidente desqualifica – sem provas – o sistema eleitoral brasileiro. Entre as falas, Bolsonaro questionou a segurança das urnas eletrônicas.
Até agora, foram 3 votos a favor da condenação e 1 voto contrário. A decisão do TSE pode tornar Bolsonaro inelegível por 8 anos, assim ele deve ficar fora das eleições até 2030. Qualquer ministro pode pedir vista, ou seja, mais tempo para analisar o processo. Caso isso ocorra, o julgamento deve levar três meses para ser concluído.
Além disso, se for condenado, o ex-presidente pode recorrer ao próprio Tribunal Superior Eleitoral ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). A defesa de Bolsonaro já indicou que vai ingressar com recurso contra a decisão da Corte Eleitoral.
Fonte: SBT News
Tags: bolsonaro, julgamento, TSE