Lula afirma que desastres ambientais são “um aviso à humanidade”

O presidente Lula afirmou que os desastres ambientais que foram registrados no país “são avisos à humanidade”. A declaração foi dada durante o programa Conversa com o Presidente, transmitido pelo YouTube, nesta segunda-feira (19). A live foi antecipada por causa da agenda de viagens internacionais do presidente da República

“Se a gente não cuidar da nossa, água, floresta e de emissão de gases ao efeito estufa (…) estamos nos condenando ao fim. Precisamos ter mais responsabilidades. Aqui no Brasil, assumimos o compromisso de atingir o desmatamento zero até 2030”, disse.

O presidente anunciou que no mês de agosto vai fazer um encontro em Belém com os países que dividem o território da Amazônia, para falar sobre a preservação da floresta. Lula também destacou os trabalhos de infraestrutura na capital paraense, para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30).

“As pessoas tanto falam da Amazônia no mundo inteiro, vão ter que falar da Amazônia dentro da Amazônia (…) O governo começou a fazer o movimento de concessões e parcerias para ajudar Belém a ser capaz de receber a COP. É preciso ter uma rede hoteleira, a gente vai fazer uma drenagem no rio para que esses transatlânticos possam atracar para que possamos ter eles como hotel”, disse. 

Lula afirmou que vai voltar a cobrar uma compensação de 100 bilhões de dólares prometidos pelos países ricos para a preservação das florestas tropicais desde a COP de 2009. 

Lives semanais

Esta foi a segunda transmissão ao vivo pela internet do presidente Lula desde que assumiu a presidência. Chamada de “Conversa com o presidente”, o programa tem formato de uma entrevista de podcast e é conduzido pelo jornalista Marcos Uchôa. 

A live desta segunda-feira (19) foi nos jardins do Palácio da Alvorada. Com duração de cerca de 30 minutos, a conversa é transmitida uma vez por semana, preferencialmente às terças-feiras.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, cop, Lula