Equatorial Energia entrega rede elétrica inteligente no Centro de Lançamento de Alcântara

Localizado no Maranhão, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) é reconhecido como o principal centro de lançamento de foguetes e satélites do Brasil. Para garantir a qualidade e a demanda de energia necessária durante os lançamentos, a Equatorial Energia desenvolveu uma rede elétrica inteligente que combina tecnologia, inovação e redução de CO2.

Com um investimento de aproximadamente 18 milhões de reais, essa rede foi construída por meio de uma parceria entre a Equatorial e o CLA, firmada em junho de 2020. O projeto foi desenvolvido em colaboração com o Instituto de Energia Elétrica (IEE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e contou com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Enova Energia Solar, uma empresa do Grupo Equatorial especializada em soluções energéticas e sistemas de energia solar.

A rede elétrica inteligente possui características notáveis. Ela utiliza 2.832 painéis solares de 445 Wp, gerando energia solar. A usina fotovoltaica implantada pela Enova possui uma capacidade de 1,25 MWp, capaz de gerar 1.823 MWh de energia anualmente. Além disso, o projeto inclui um sistema de armazenamento robusto, com baterias de íons-lítio que têm o triplo da capacidade de armazenamento em comparação com outros tipos de baterias. Com uma potência instalada de 1 MW, essas baterias podem fornecer energia equivalente ao funcionamento simultâneo de 1.000 fornos microondas por uma hora.

O diferencial desse sistema é a sua capacidade de interligar automaticamente quatro fontes de energia, o que o distingue das microrredes elétricas fotovoltaicas convencionais.

Essa iniciativa da Equatorial está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco em Educação de Qualidade, Energia Acessível e Limpa, e Ação Global contra a mudança global do clima.

Tags: Centro de Lançamento de Alcântara, energia, Energia Equatorial