União Europeia pode exigir que Google venda parte da empresa de anúncios

Autoridades de defesa da concorrência da União Europeia podem exigir que o conglomerado Alphabet venda parte da unidade de negócio voltada para publicidade e anúncios do Google, a AdTech Business.

Segundo informações do jornal norte-americano The Wall Street Journal, a Comissão Europeia deve abrir uma queixa formal contra o Google nesta quarta-feira (14) em busca de reduzir o domínio da companhia no mercado de anúncios digitais.

O bloco europeu já investiga a empresa desde 2022 e, com isso, resultando em um processo de grande porte contra a Google, já que a plataforma domina 28% de participação global nas receitas de anúncios online.

Apenas a Google faturou US$ 69,8 bilhões com anúncios no primeiro trimestre deste ano, valor abaixo do registrado em 2022, mas dentro das expectativas do mercado.

Nos Estados Unidos acontece cenário semelhante, onde, desde janeiro, o Departamento de Justiça (DoJ), mais procuradores-gerais de oito estados, processam a big tech pelo monopólio do mercado de publicidade digital, comprometendo a concorrência no setor.

O Google corrompeu a concorrência legítima na indústria de tecnologia de anúncios ao se envolver em uma campanha sistemática para assumir o controle da ampla gama de ferramentas de alta tecnologia usadas por editores, anunciantes e corretores, para facilitar a publicidade digital“, diz trecho da acusação.

Além disso, existe a alegação de que a Google se tornou mais dominante no mercado após a aquisição das empresas de publicidade digital DoubleClick e da AdMob.

O prazo para o julgamento ainda não foi definido. Isso porque já existe outro processo em andamento desde 2020, sem resultados práticos para a gigante de tecnologia.

A Google alega em outros processos semelhantes que a empresa compete com Facebook, AT&T e Comcast, argumentando que sua participação caiu de 36,7% para 28,8% no ano passado, sendo assim, não existindo um monopólio no setor.

Fonte: SBT News

Tags: google, Maranhão, União Europeia