Felipe dos Pneus retorna ao cargo de prefeito de Santa Inês

A Justiça do Maranhão decidiu reconduzir ao cargo de prefeito de Santa Inês, Felipe Oliveira de Carvalho, conhecido como ‘Felipe dos Pneus’ (Republicanos). Ele havia sido afastado do cargo, na terça-feira (30), durante uma operação contra uma organização investigada por fraudes em licitações, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro.

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) apontou Felipe dos Pneus como líder do grupo criminoso. A decisão é da desembargadora Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro, relatora da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, e que havia pedido o afastamento dele do cargo.

No documento, a desembargadora esclareceu que a medida foi feita para evitar que o prefeito pudesse atrapalhar as investigações. A magistrada havia determinado o afastamento dele.

Em nota, Felipe dos Pneus nega as acusações, disse que está tranquilo, colaborando com a justiça e acredita que a verdade prevalecerá.

Fraudes e recebimento de propina
A operação, chamada ‘Tríade’, é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e busca cumprir 19 mandados de busca e apreensão em Santa Inês, São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Pinheiro, Codó, Davinópolis, Governador Newton Belo e Teresina (PI).

A princípio, as investigações começaram pela Polícia Federal, por meio da operação ‘Free Ride’, realizada em 2022, que coletou informações sobre o suposto esquema. De acordo com a PF, os crimes giram em torno de licitações fraudadas e contratos superfaturados na compra de medicamentos e insumos hospitalares, além de recuperação de estradas vicinais e serviços de engenharia para a prefeitura.

Os contratos, segundo as investigações, eram direcionados para favorecer empresas que enviavam propina a Felipe dos Pneus, com a atuação de dois articuladores. Eles contavam com a colaboração de servidores comissionados ligados à prefeitura para garantir a aparência de licitude das contratações.

De acordo com o Ministério Público do Maranhão, juntos, os investigados desviaram cerca de R$ 55 milhões do dinheiro público que deveria ter sido destinado aos cuidados básicos da população.

Na operação da PF, por exemplo, os contratos investigados totalizaram mais de R$ 8,5 milhões e envolvem uma empresa que tem sede na cidade de Teresina/PI, a qual deveria fornecer diversos medicamentos e insumos hospitalares para Santa Inês.

A PF destacou que, apesar do alto valor das contratações realizadas pela Secretaria de Saúde de Santa Inês, em determinados períodos faltava material básico no hospital e na rede pública municipal, como seringas, soro fisiológico, fios cirúrgicos e remédios psicotrópicos, obrigando os cidadãos a procurarem atendimento hospitalar em municípios vizinhos.

Sobre a operação, Felipe dos Pneus fez um pronunciamento em uma postagem no Twitter, porém não comentou as afirmações e acusações feitas pelo Ministério Público, assim como seu afastamento do cargo.

“Estamos aguardando tranquilamente as informações da Operação do Gaeco. Sou a favor da Justiça e acredito que a verdade sempre prevalece. Apesar de nos perguntarmos, a princípio, a quem possa interessar requentar fatos já esclarecidos. Como sempre, estamos à disposição e confiantes em seguir com o projeto de desenvolvimento de Santa Inês”.

Tags: codó, davinópolis, gaeco, Governador Newton Belo, MPMA, Paço do Lumiar, pinheiro, raposa, republicanos, santa inês, São José de Ribamar, São Luís